• (51) 3224.1997
  • ouvidoria@abojeris.com.br

Abojeris dá passo importante em direção à aprovação de reposição salarial

  • Publicado em: 05 de Junho de 2018

O pedido de reposição inflacionária salarial de 5,58% foi votado na manhã dessa terça-feira (05/06) em sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na Assembleia Legislativa (AL). O Projeto de Lei 218/2017 foi aprovado por nove votos favoráveis e dois contrários.

Após acompanhar a sessão, representantes da Abojeris Sindicato visitaram os gabinetes dos líderes de bancadas, solicitando o apoio dos parlamentares para um acordo de líderes. Porém, não foi possível firmar nenhum acerto. 

A Abojeris agora trabalha na apresentação de requerimento de urgência, para ser apresentado por um parlamentar. Havendo adesão a esse requerimento por parte de 28 deputados com suas devidas assinaturas, poderá, em 48 horas após sua publicação, ser apresentado ao plenário para votação dos 55 parlamentares. 

O requerimento tem base no artigo 63 da Constituição Estadual que diz: “Art. 63.  Transcorridos trinta dias do recebimento de qualquer proposição em tramitação na Assembléia Legislativa, seu Presidente, a requerimento de qualquer dos Deputados, mandará incluí-la na ordem do dia, para ser discutida e votada, desde que com parecer da Comissão de Constituição e Justiça.(Redação dada pela Emenda Constitucional n.º 1, de 18/06/91)”.

Se isso for possível, na próxima terça-feira (12), o projeto estará apto a ser votado em plenário. Por conta disso, reiteramos a importância do apoio dos trabalhadores presentes em grande número na próxima semana na AL, para a aprovação do PL 218/2017 e a conquista da reposição salarial.