• (51) 3224.1997
  • ouvidoria@abojeris.com.br
  • 09:00 às 12:00, 13:00 às 18:00

Abojeris visita comarcas no litoral

  • Publicado em: 30 de Janeiro de 2019

 

Na última terça-feira (29/01), a diretoria da Abojeris, juntamente com a sua Assessoria Jurídica, visitou as comarcas de Capão da Canoa e Tramandaí. Os encontros foram para conversar sobre dificuldades de trabalho enfrentadas pelos Oficiais de Justiça da região durante a operação veraneio. Também estavam na pauta a questão salarial, ações da URV, indenizações das licenças-prêmio não gozadas pelos servidores em atividade, extinção de cargos e reforma da previdência. 

Durante a operação veraneio, nos meses de janeiro e fevereiro, o Tribunal de Justiça desloca para as comarcas de Tramandaí, Capão da Canoa e Torres alguns juízes e servidores para auxiliarem os cartórios no cumprimento da demanda e dos plantões. Isso se dá por conta do aumento da população em virtude do período de férias. Porém, em relação aos Oficiais de Justiça, o quadro no litoral permanece inalterado, sendo destacado um servidor para cada comarca a partir dos meses de março e abril, para cumprirem mandados, com carga reduzida de trabalho em relação aos Oficiais de Justiça da comarca, sem entrarem na escala de plantões de finais de semana.

Com isso, os Oficiais de Justiça das comarcas do litoral norte estão tendo dificuldades com o volume de mandados expedidos, principalmente nos plantões, que aumentaram consideravelmente. Assim, os servidores precisam dar conta da demanda normal de trabalho e suportar o volume de mandados nos plantões diários, cujo cumprimento avança noite e madrugadas adentro.

Por conta dessa situação, os Oficiais de Justiça estão estudando, em conjunto, medidas alternativas a serem tomadas para melhorar as condições de trabalho e a qualidade do serviço prestado à população que, por intermédio da Abojeris, serão encaminhadas ao Tribunal de Justiça.