• (51) 3224.1997
  • ouvidoria@abojeris.com.br
  • 09:00 às 12:00, 13:00 às 18:00

APÓS PEDIDO DA ABOJERIS DE SUSPENSÃO NO CUMPRIMENTO DE MANDADOS, PRESÍDIO CENTRAL É INTERDITADO

  • Publicado em: 21 de Julho de 2020

Após ter conhecimento de casos positivos de coronavirus na Cadeia Pública de Porto Alegre,  tanto de detentos quanto de agentes de segurança pública, ainda na sexta-feira, dia 17, a ABOJERIS ingressou com requerimento na Presidência do Tribunal de Justiça, Corregedoria-Geral da Justiça e na Direção do Foro de Porto Alegre, solicitando a suspensão do cumprimento de mandados presenciais pelos Oficiais de Justiça.

O pedido foi deferido no Ato n° 40/2020 pela Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, em razão da gravidade, ainda na sexta-feira. 

Nesta semana, a Vara de Execuções Criminais (VEC) determinou a interdição do Presídio Central de Porto Alegre, por 15 dias, em função do avanço do coronavírus.

Na decisão, a juíza  Sonáli da Cruz Zluhan afirma que visitou o presídio na segunda (20) e constatou que "mais de um apenado já se encontra com sintomas de covid-19, bem como alguns já foram testados positivo para o vírus".

A decisão judicial coloca um prazo de 15 dias para que seja avaliado se o presídio já tem condição de ser desinterditado.

A ABOJERIS segue monitorando a situação não só do Presídio Central, mas de todos os presídios do Estado. 

Leia mais em: 

Link 1.
https://abojeris.com.br/Noticias/CORREGEDORIAGERAL-DE-JUSTICA-DEFERE-PEDIDO-DA-ABOJERIS-DE-SUSPENSAO-DE-CUMPRIMENTO-PRESENCIAL-DE-MANDADOS-NA-CADEIA-PUBLICA-DE-PORTO-ALE/1332

Link 2.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/seguranca/noticia/2020/07/justica-determina-interdicao-do-presidio-central-de-porto-alegre-devido-ao-avanco-do-coronavirus-ckcweahbw00120147a8mt8wpl.html