• (51) 3224.1997
  • ouvidoria@abojeris.com.br
  • 09:00 às 12:00, 13:00 às 18:00

ELEITA A PRIMEIRA MULHER COMO PRESIDENTA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL

  • Publicado em: 07 de Dezembro de 2021

Na tarde da última segunda-feira (06), o TJRS elegeu a Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira para a presidência da Corte. A exemplo do que aconteceu na eleição do biênio 2016/2017, quando foi eleita Corregedora-Geral de Justiça, agora ela será a primeira mulher a presidir o Poder Judiciário Estadual. 

Natural de Pelotas, Iris tem 35 anos de magistratura e foi promovida a desembargadora em 22 de março de 2004. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pelotas, em 1981. Foi nomeada como pretora em março de 1985, na Comarca de Santa Cruz do Sul. Assumiu o cargo de Juíza de Direito em setembro de 1986, na Comarca de Santa Rosa. Posteriormente, atuou nas comarcas de Campina das Missões, Espumoso e São Jerônimo, sendo promovida para Porto Alegre em junho de 1992. 

A disputa ocorreu com a chapa liderada pelo Desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, e a Desembargadora Iris Helena venceu por 71 votos a 63. A posse está confirmada para o dia 1º de fevereiro.

A chapa vencedora se coloca como um grupo de situação que irá dar prosseguimento ao projeto da atual gestão do Desembargador Voltaire de Lima Moraes, que enfrentou dificuldades em razão da pandemia, do ataque hacker e da legislação que limitou os gastos públicos. 

A Administração do TJRS terá a seguinte composição: Presidenta: Iris Helena Medeiros Nogueira; 1º Vice-Presidente:  Alberto Delgado Neto; 2º Vice-Presidente: Antonio Vinicius Amaro da Silveira; 3ª Vice-Presidenta: Lizete Andreis Sebben e Corregedor-Geral da Justiça: Giovanni Conti.

A futura Presidenta garantiu que, mesmo com a lei do teto de gastos, o plano de carreira dos servidores, aprovado pela Assembleia, será implementado integralmente.

A diretoria da ABOJERIS cumprimenta a nova Administração do TJRS eleita, na pessoa da Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, desejando uma ótima gestão. Apostamos numa relação institucional respeitosa e pautada no diálogo republicano em prol da qualificação dos serviços prestados à sociedade e valorização dos trabalhadores do Judiciário.