INICIA NESTA QUARTA-FEIRA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

Terá início na próxima quarta-feira (12), a segunda rodada das avalições de desempenho, visando as progressões e promoções previstas no plano de carreira (Lei 15.737/2021). O processo deveria ter iniciado no mês de janeiro, mas sofreu atraso devido a modificações no sistema e nos critérios de avaliação. Apesar do atraso no processo, as progressões e promoções concedidas devem contar a partir de maio de 2023.

O período avaliatório, ou seja, a avaliação feita pelos gestores, deverá ser do trabalho desempenhado pelos avaliados de 01/07/2022 a 31/12/2022.

Na quarta-feira (12), iniciará o prazo para indicação das chefias pelos avaliados. Caso haja mais de um gestor ou chefe entre 01/07/2022 a 31/12/2022, deverá ser indicado cada avaliador para seu período correspondente. Mas cuidado, o prazo para indicação dos avaliadores termina em 23 de abril.

O gestor ou chefe deverá aceitar o encargo de avaliador entre 24 de abril e 07 de maio. Aqui, atenção para um ponto importantíssimo: é durante este período que o avaliador deverá, junto com o avaliado, indicar as competências técnicas exclusivas a que o servidor será avaliado.

Atenção para o cronograma já divulgado:

  • Dia 12/04 começa o processo de Avaliação de Desempenho.
  • De 12 a 23/04: prazo para o servidor avaliado indicar o seu avaliador, ou os seus avaliadores, caso tenha tido mais de um no período de 01/07/2022 até 31/12/2022.
  • De 24/04 a 07/05: prazo para o gestor dar o aceite como avaliador e, junto com o seu avaliado, indicar as competências técnicas exclusivas dele.

Todo o processo de avaliação será realizado no sistema AVF, já utilizado na primeira avaliação de desempenho. Ainda hoje, 10, o Tribunal de Justiça deve divulgar no DJE o regulamento completo desta rodada de avaliação. Entretanto, alguns pontos já são de conhecimento da ABOJERIS:

  • Serão computados os cursos. Graduação, pós, mestrado e doutorado poderão ser utilizados. Caso não se alcance as progressões ou promoções nesta avaliação, poderão ser computados novamente. Após alcançadas a progressão com o cômputo dos cursos de graduação, somente serão computados novos cursos. Será disponibilizada listagem de cursos aceitos no regulamento, a ser divulgado possivelmente hoje.
  • Demais cursos: concluídos entre 2020 a 2022 para essa avaliação de 2023. Para a avaliação de 2024, serão computados somente cursos realizados em 2023, e assim sucessivamente. Cursos do CJUD possuem pontuação diferenciada. Será disponibilizada listagem de cursos aceitos no regulamento.
  • Infelizmente, os critérios de avaliação ainda serão subjetivos. Somente o indicador de produtividade, ainda a ser avaliado pelo superior hierárquico, deverá ser devidamente justificado com critérios objetivos. Os demais critérios não precisarão ser justificados, ao contrário do que pediu a ABOJERIS.

Após a divulgação do regulamento completo, a ABOJERIS e suas assessorias estarão realizando a avaliação de todo o processo e trará novas informações e orientações à categoria. Fique atento e não perca nenhum prazo!

Compartilhe: