A Reforma Administrativa termina com a paridade e prejudica os aposentados
Os servidores já aposentados do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS -, também serão afetados pela Reforma Administrativa (PEC 32/2020), caso ela seja aprovada pelo Congresso Nacional.
Atualmente, o índice de reajuste salarial concedido aos servidores da ativa é repassado automaticamente às aposentadorias do RPPS. A PEC 32, porém, acaba com essa paridade, e os aposentados ficarão jogados à própria sorte para conseguir reajustes nos seus proventos.
Além disso, a reforma Administrativa prevê que os novos servidores contribuirão para o Regime Geral de Previdência Social – RGPS -, e não ao RPPS. Dessa forma, as contribuições desses novos servidores deixarão de abastecer o regime dos atuais aposentados e serão encaminhadas ao INSS, o que vai gerar um colapso no RPPS e, provavelmente, o seu fim, deixando as atuais aposentadorias do regime próprio em total insegurança.
As consequências desse colapso são imprevisíveis. A mais plausível é a falta de dinheiro para pagar os benefícios de quem já parou de trabalhar.
Por isso, a Abojeris promoverá uma Live no Facebook e Canal do Youtube da entidade, às 19h30min, na próxima quinta-feira, 11.03.2021, para tratar desse tema e demais implicações que a Reforma Administrativa irá trazer para os trabalhadores ativos e aposentados. Os convidados, Marcos Rogério de Souza, Assessor Jurídico no Senado Federal e Antonio Escosteguy Castro, Assessor Jurídico da Abojeris, estarão esclarecendo as dúvidas de todos.
Precisamos mobilizar os trabalhadores para evitar a perda dos direitos e a precarização dos serviços públicos prestados à população. Participem!
Abaixo, os links de nossas redes sociais, onde serão transmitidas as lives.