DTG Tropeiros da Justiça apresenta seu projeto cultural no Acampamento Farroupilha
Nesta quarta-feira (16) o Departamento de Tradições Gaúchas Tropeiros da Justiça – ABOJERIS apresentou seu projeto cultural denominado Lã – Da produção à confecção no Rio Grande do Sul – Século XVIII, contando a história do ciclo da lã dentro do campeirismo em nosso Estado.
Além dos avaliadores do MTG, também assistiram a apresentação um grupo de 30 crianças do Centro de Educação São João Calabria. A patronagem do DTG apresentou um vídeo para fazer a introdução, depois utilizou banners que traziam explicações sobre; A Tosquia, Armazenagem, Transporte, Produção dos Fios, Tingimento e Confecção.
Utensílios da época, como a tesoura de tosquia, cardas e roca, juntamente com exemplos de itens produzidos na época, como o bixará, foram apresentados para as crianças. Para o patrão Luis Guerrero Gracia, a oportunidade de passar a cultura Gaúcha para as novas gerações é muito gratificante. “Nosso projeto propôs uma viagem no tempo, resgatando como nossos antepassados, sem a tecnologia que hoje temos a nossa disposição, conseguiram produzir e gerar riquezas para suas famílias e para o Brasil. Transmitir esse conhecimento para as gerações futuras é nossa obrigação. Levar adiante nossas tradições e costumes é não permitir que o tempo corroa essas lembranças”, afirmou Guerrero.