ENTIDADES DEBATEM OS SERVIÇOS PÚBLICOS AMEAÇADOS NA REFORMA ADMINISTRATIVA
A direção da Abojeris participou na tarde desta sexta-feira (12), de reunião do Fórum dos Servidores Públicos – FSP. Dezenas de entidades de servidores públicos das três esferas participaram dessa atividade.
Foram analisadas as consequências que as Propostas de Emendas Constitucionais – PECs nº 32/2020 e 186/2019 – irão causar para os servidores públicos e para os serviços prestados à população.
Essas propostas legislativas estão tramitando no Congresso Nacional, encaminhadas pelo presidente Bolsonaro, cuja intenção é serem votadas ainda no primeiro semestre deste ano.
Diversas atividades estão sendo programadas pelas entidades. Dentre as principais preocupações dos trabalhadores, estão o fim dos concursos públicos e da paridade entre ativos e aposentados.
As PECs também autorizam a redução dos salários e da jornada de trabalho dos atuais servidores em até 25%.
Essas mudanças atingem não só os trabalhadores, mas também a sociedade, que neste período de Pandemia de Covid-19, precisa dos serviços públicos de saúde prestados pelo SUS e sua rede de atendimento, além da continuidade da produção de vacinas para a imunização de todos.
Precisamos conversar com os parlamentares, esclarecer as consequências dessas propostas e pedir o voto contrário.
A população que está sendo duramente castigada com a pandemia não poderá ficar sem os serviços públicos de saúde, segurança e educação que são prestados pelos trabalhadores nas três esferas de governo.
A corrupção e o apadrinhamento político também estão em jogo com essas mudanças e com o fim dos concursos públicos.
A seguir, estamos disponibilizando informações acerca dessas duas PECs, cuja pesquisa foi efetuada junto ao site do Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar.