
Live da Abojeris • 10/07 – “Gestão e trabalho no judiciário – Desafios da nova lógica gerencial”
Nesta Live semanal da Abojeris, o presidente da associação, Valdir Bueira e a Assistente Social Judiciária em Guaíba e doutora em Serviço Social pela PUCRS, Maíz Ramos Junqueira, receberão a escritora e Coordenadora Executiva do Laboratório de Inovação do TJRS, Rafaella Menezes. Autora do livro “Gestão e trabalho no judiciário – Desafios da nova lógica gerencial”, Rafaella analisa as relações de trabalho e os impactos do neoliberalismo nas práticas do setor público, com foco especial nos servidores do Judiciário que, embora não usem togas, exercem um papel fundamental na prestação jurisdicional.
A transmissão tem como objetivo promover um debate sobre os temas centrais da obra, incentivando reflexões sobre as mudanças na gestão do Judiciário e seus efeitos no cotidiano dos servidores. Durante a Live, dois exemplares do livro serão sorteados, um para um homem e outro para uma mulher. Para participar, basta colocar seu nome no chat da transmissão até às 20h40. Os vencedores serão anunciados ao final da conversa.
A Live será transmitida na próxima quinta-feira (10), excepcionalmente às 20h, ao vivo nos canais da Abojeris, no YouTube e Facebook. Contamos com a presença de todos e todas para este momento de aprendizado e troca de experiências, não perca!
Leia a sinopse completa do livro abaixo, para adquirir o exemplar basta acessar o site da Editora Thoth.
“Um trabalho de notável profundidade humanística. Analisa as relações de trabalho e o impacto do neoliberalismo nas práticas do setor público, com especial atenção aos servidores do Judiciário, que não vestem togas, mas desempenham um papel fundamental na prestação jurisdicional. Examina como a ideologia econômica neoliberal reformulou as relações de poder e trabalho no serviço público após a Reforma do Judiciário de 2004, descortinando a lógica subjacente a essa mudança de paradigma: o gerencialismo como braço operacional do neoliberalismo. Compreender as origens de um fenômeno social nos permite enxergar além das aparências. Sem um olhar crítico, aceitamos passivamente discursos sobre eficiência, produtividade e qualidade no serviço público. No entanto, ao compreender melhor os mecanismos que sustentam essas ideias, percebemos que toda transformação tem um preço. E, com sensibilidade, identificamos quem o paga. Com estilo fluido e envolvente, este livro se destaca como um estudo interdisciplinar, que transita entre direito, administração, gestão, economia, política e psicologia. Esta obra é fonte segura de conhecimento para aqueles que desejam desenvolver uma visão crítica sobre a evolução recente da administração pública, especialmente nos tribunais e agências governamentais. Após esta leitura, você jamais verá a Emenda Constitucional 45 da mesma maneira.”