Live da Abojeris aborda o impacto da Inteligência Artificial no Judiciário

A crescente presença da Inteligência Artificial (IA) no cotidiano tem gerado debates importantes sobre os limites éticos e sociais do uso dessa tecnologia. No contexto do Judiciário, os impactos são ainda mais sensíveis, tocando diretamente em princípios como imparcialidade e transparência. Diante disso, a Abojeris promoverá, nesta quinta-feira (3), às 19h30, uma Live especial com o tema “O impacto da Inteligência Artificial no Judiciário”.

Com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da associação no YouTube, Facebook e Instagram, a conversa será coordenada pelo presidente da Abojeris, Valdir Bueira, e contará com dois convidados com ampla trajetória na reflexão sobre tecnologia e direitos sociais: a doutora em Serviço Social Silvia da Silva Tejadas, assistente social aposentada do Ministério Público do RS, e o sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira, doutor em Ciência Política pela USP e um dos principais estudiosos das implicações tecnopolíticas da IA, dos algoritmos e do ativismo digital no Brasil.

A proposta da Live é analisar os possíveis ganhos de eficiência e agilidade com a introdução de sistemas automatizados no Judiciário, mas também alertar para os riscos envolvidos, como decisões automatizadas sem supervisão humana e a falta de transparência nos critérios utilizados pelos algoritmos.

Para a Abojeris, o debate sobre a inteligência artificial no Judiciário é urgente, visto que a IA já está sendo implantada em diferentes esferas do sistema de Justiça. A associação reforça a importância do controle humano rigoroso sobre o uso dessa tecnologia, que também precisa ser regulada para garantir a segurança da sociedade e a proteção dos direitos fundamentais.

Compartilhe: