REINTEGRAÇÃO DE POSSE NA COMUNIDADE DE MONTEPIO
Na manhã desta terça-feira, dia 02 de junho, um grupo formado por 15 Oficiais de Justiça, 400 policiais da Brigada Militar, duas ambulâncias e 90 caminhões de mudança estiveram na Comunidade de Montepio, na zona leste de Porto Alegre, para cumprir uma ordem judicial de reintegração de posse.
Os moradores já ocupam o local há dois anos e a liminar de reintegração já havia sido concedida em setembro de 2014. As 290 famílias tem até às 18h de hoje para deixar a comunidade, após isso as residências que permanecerem ali serão demolidas.
De acordo com a Diretora social da ABOJERIS, Maria de Fátima Galvão, os moradores, apesar de nervosos com a situação, colaboraram e nenhum ato de violência precisou ser contido pela polícia. Foi oferecido a eles um depósito para que pudessem deixar seus pertences por um período, porém os moradores recusaram.
No dia anterior, moradores da comunidade bloquearam a Avenida Protásio Alves, na altura do número 11.451. O protesto começou por volta das 18h30min, quando a CEEE teria cortado o fornecimento de energia elétrica. Durante o protesto, barricadas foram formadas com pedaços de madeira e de pneus queimados, e devido a isso o Corpo de Bombeiros foi chamado para apagar as chamas. O bloqueio gerou congestionamento tanto no local quanto nos locais próximos, como na Av. Antônio de Carvalho e Av. Ipiranga.