
Situações de risco evidenciam necessidade de mais segurança para Oficiais da Justiça
Imagem: G1
Nesta última semana, houve dois casos em que Oficiais de Justiça estiveram em risco iminente. No dia 6 de julho, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão de veículo na cidade de Valparaíso de Goiás, um Oficial de Justiça foi ameaçado e agredido fisicamente pelo destinatário da ação. A investida ocorreu no Condomínio Bella Vitta Residence, localizado no Bairro Chácaras Anhanguera, expondo o servidor a risco extremo e a situações de vulnerabilidade inerentes.
Já na tarde da última sexta-feira (4), um Oficial de Justiça foi cumprir um mandado de desocupação de um imóvel localizado no bairro Jardim Marco Zero, na zona sul de Macapá. Para o cumprimento dessa diligência, dois Policiais Militares estavam acompanhando o servidor. Segundo a polícia, ao chegarem ao local, a ocupante do imóvel se trancou dentro do banheiro, portando um facão. No momento em que o sargento abriu a porta, a destinatária desferiu um golpe com o facão no rosto dele. O PM foi imediatamente socorrido e encaminhado para atendimento médico em um hospital da capital. Com informações de SINDOJUS/GO e G1.
Para a Abojeris, esses casos não podem passar impunes, especialmente considerando que nos últimos meses a associação vem noticiando diversos episódios de agressão contra Oficiais de Justiça. Essas ocorrências reforçam, de forma incontestável, que a atividade exercida diariamente pela categoria envolve risco iminente, e não eventual. A associação ressalta que é fundamental a implementação de medidas concretas de segurança, tendo em vista que os servidores, muitas vezes, atuam sozinhos e em locais de alto risco.