Abojeris, Sindjus e TJRS dialogam sobre reajuste salarial dos servidores
Imagem: Eduardo Nichele/DICOM/TJRS
Na tarde desta terça-feira (5), o presidente da Abojeris, Valdir Bueira, e dirigentes do Sindjus reuniram-se na sede do TJRS com o presidente do tribunal, desembargador Alberto Delgado Neto, e conversaram sobre o projeto de reajuste da matriz salarial dos trabalhadores do Judiciário em negociação pelos poderes.
De acordo com Delgado Neto, neste momento estão sendo feitos cálculos para verificar a repercussão financeira do reajuste em cada poder, além de negociações para definir o índice do reajuste para as categorias, cujo percentual será aproximadamente 6%. O anúncio oficial sobre o percentual será realizado na próxima semana, segundo o presidente do TJRS.
Questionado sobre o calendário das instâncias internas de tramitação da matéria, Delgado Neto afirmou que todos os procedimentos estão sob controle. A próxima sessão do Órgão Especial, ocasião em que há possibilidade de definição do projeto, ocorrerá no dia 08 de novembro, às 14h.
Para a direção da Abojeris, as informações oriundas da presidência do TJRS são importantes pois sinalizam aos servidores a reposição de parte das perdas salariais históricas e o prazo para a tramitação do projeto, tanto nas instâncias internas do tribunal quanto posteriormente na Assembleia Legislativa, com vistas à aprovação da matéria ainda em 2024.
A associação ressalta, contudo, a importância de ser enviado ao Legislativo, além do projeto de reajuste da matriz salarial, a revisão do PCCS dos servidores da Justiça. A Abojeris e os Oficiais e as Oficialas de Justiça permanecerão mobilizados para que a proposta final das matérias esteja de acordo com as necessidades da categoria.