TJDFT oferece cursos de aperfeiçoamento exclusivos para Oficiais de Justiça

Imagem: Portal TJDFT

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) está com inscrições abertas para três cursos de aperfeiçoamento direcionados exclusivamente aos Oficiais e Oficialas de Justiça. As capacitações têm como foco o fortalecimento da atuação profissional e o desenvolvimento de competências essenciais para o cumprimento eficiente das ordens judiciais. Os cursos são oferecidos na modalidade a distância, com prazos flexíveis e certificação ao final.

Confira abaixo as formações específicas para a categoria:

SISBAJUD para Oficiais de Justiça

Carga horária: 3h/a;
Prazo para conclusão: 30 dias a partir da inscrição;
Objetivo: Habilitar os participantes para utilizar o sistema, cadastrar ordens de bloqueio de valores, realizar buscas patrimoniais e explorar os recursos disponíveis, visando maior eficácia na constrição de bens;
Conteúdo: Legislação aplicada, criação de perfil no CNJ, funcionalidades do sistema e procedimentos para emissão de ordens.

Atuação do Oficial de Justiça no Tribunal do Júri

Carga horária: 3h/a;
Prazo para conclusão: 30 dias a partir da inscrição;
Objetivo: Orientar sobre os atos que devem ser praticados pelo Oficial de Justiça durante as sessões plenárias, assegurando a execução correta e segura de suas atribuições;
Conteúdo: Atos preparatórios, instalação da sessão, sequência dos trabalhos, votação, sentença, análise de casos e aplicação da Portaria GC 181/2021.

Avaliação de Imóveis Urbanos e Rurais

Carga horária: 30h/a;
Prazo para conclusão: 60 dias a partir da inscrição;
Objetivo: Capacitar os Oficiais de Justiça Avaliadores para a aplicação de metodologias técnicas baseadas nas normas da ABNT (NBR 14.653), voltadas à avaliação de bens urbanos e rurais e à elaboração de laudos;
Conteúdo: Princípios da avaliação, métodos utilizados, elaboração de laudos técnicos, vistorias e análise de estudos de casos práticos.

As inscrições podem ser realizadas diretamente pelo portal de autoinscrição do TJDFT. Para os servidores do tribunal, o acesso é feito por meio do login institucional. Já os Oficiais e Oficialas de Justiça externos devem utilizar sua conta Gov.br com autenticação em dois fatores. Importante destacar que alguns dos cursos disponíveis no portal são exclusivos para servidores do TJDFT. Com informações de InfoJus.

Para a Abojeris, essa é uma excelente oportunidade de aprimorar o conhecimento e qualificar a atuação dos Oficiais de Justiça, garantindo mais eficiência na execução dos mandados. A associação incentiva a categoria a acessar o site e aproveitar as formações oferecidas. No judiciário existem diversos cargos, com atribuições e grau de escolaridade diferentes. Os Oficiais de Justiça utilizam seus veículos próprios para exercerem suas funções que são consideradas de risco permanente, por isso recebem auxílio-condução e risco de vida previstos em lei.

Compartilhe: