
Aprovação do PCCS ainda em 2025 é essencial para garantir efetivação dos avanços conquistados
Imagem: Arquivo Abojeris
Na última terça-feira (26), foi realizada a abertura da exposição “Tempo e Reflexão”, em homenagem aos 190 Anos da Assembleia Legislativa do Estado. A mostra que apresenta ao público documentos originais do século XIX, como atas e fotografias históricas do Parlamento gaúcho, foi uma oportunidade para a articulação do Judiciário gaúcho referente à aprovação da revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos Servidores, junto ao Presidente da Assembleia, Deputado Pepe Vargas, demais parlamentares e coordenadores de bancadas.
Segundo o Desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, as conversas foram muito produtivas, e os parlamentares demonstraram compreensão quanto aos desafios apresentados, se mostrando abertos ao diálogo. “Seguiremos trabalhando de forma conjunta para avançar nas tratativas e viabilizar a aprovação dos projetos no menor tempo possível”, destacou. Na última quinta-feira (21), o Presidente Alberto Delgado Neto esteve na Assembleia para protocolar dois projetos de lei considerados estratégicos para a modernização da estrutura do Judiciário, entre eles, a proposta de revisão do Plano de Carreira, que busca dar continuidade ao processo de valorização e qualificação do quadro funcional do Tribunal. Com informações de TJRS.
Na tarde desta quinta-feira (28), será realizada uma reunião com as entidades e a Administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), para tratar de assuntos de interesse da categoria, entre eles, a revisão do PCCS. A vice-presidente da Abojeris, Helena Veiga e o tesoureiro Hélio Martins, estarão presentes representando a associação. Após a reunião, a Abojeris realizará a Live semanal, excepcionalmente às 20h, para apresentar todos os encaminhamentos do encontro, com destaque para os principais pontos do projeto de revisão que irão impactar todos os cargos.
Para a Abojeris, é fundamental que a revisão do PCCS seja aprovada ainda em 2025, para que os avanços conquistados nas negociações com o TJRS sejam efetivados e, principalmente, para que as progressões dos próximos anos não sejam comprometidas. A associação reitera o trabalho no parlamento conforme deliberação da categoria na Assembleia Geral dos trabalhadores do judiciário, em 14 de abril de 2025, onde 70% dos participantes decidiram pela aprovação da revisão sem ressalvas.