Abojeris espera a presença de 325 Oficiais de Justiça na Assembleia Legislativa no dia 28
Imagem: Rayssa Richesky/Abojeris
Na próxima terça-feira (28), será realizada a votação do PL 325/2025 no plenário da Assembleia Legislativa. A Abojeris tem como objetivo lotar as galerias com 325 Oficiais de Justiça de todas as regiões, número simbólico que busca motivar a aprovação da matéria. O projeto, que trata da revisão do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) dos trabalhadores do judiciário, passou por mais de dez meses de negociações com a Administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), resultando em avanços importantes para os trabalhadores e para a sociedade.
A proposição traz mecanismos que modernizam o judiciário, permitindo uma atuação com mais qualidade no processo eletrônico e com a chegada da Inteligência Artificial. Além de estabelecer uma carreira única para os trabalhadores. Diante disso, o TJRS terá melhores condições de distribuir a mão de obra nas 165 comarcas, atendendo de forma satisfatória o volume de trabalho, acelerando a tramitação dos processos e prestando um serviço mais eficiente à sociedade.
O projeto está na ordem do dia e será apreciado pelo conjunto dos deputados e deputadas a partir das 14h. Para acessar as galerias da Assembleia Legislativa, será necessário realizar o cadastro individual nos guichês de entrada. Os participantes não poderão portar nenhum material sólido, como garrafas plásticas, chimarrão, mochilas, bandeiras ou faixas com mastros, sob pena de terem os objetos retidos.
Para a Abojeris, a participação de todos os servidores e servidoras será decisiva para a aprovação do PL 325/2025. O projeto representa um importante avanço na valorização profissional de todos os trabalhadores e trabalhadoras do judiciário gaúcho, responsáveis pelo reconhecimento do TJRS como um dos tribunais mais produtivos e eficientes do país, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A associação reforça que, durante toda a tramitação da matéria, a mobilização da categoria foi fundamental e, nesse momento, é indispensável que cada um e cada uma esteja presente na assembleia, no dia 28, às 14h, para que seja possível vencer essa última etapa do projeto e garantir sua aprovação ainda neste ano.




