Conheça os candidatos à presidência do TJRS, Eduardo Uhlein e Antônio Vinícius
Imagem: Correio do Povo
Antônio Vinícius Amaro da Silveira:
Antônio Vinícius é o atual presidente do Conselho de Comunicação Social e do Conselho de Inovação e Tecnologia. Na disputa pela presidência para o biênio 2026/2027 compõe uma chapa ao lado dos desembargadores Ricardo Torres Hermann (1º Vice-Presidente), Leonel Pires Ohlweiler (2º Vice-Presidente), Rosaura Marques Borba (3ª Vice-Presidente) e Luciano André Losekann (Corregedor-Geral da Justiça). A eleição será realizada no dia 24 de novembro deste ano.
Para Silveira, o principal desafio é dar continuidade aos avanços alcançados nos últimos anos, especialmente a partir da implementação do PCCS e de seus ajustes subsequentes. O desafio está em conciliar a modernização tecnológica com uma gestão humanizada, evitando um descompasso entre os dois principais pilares da gestão. “A IA é uma realidade intransponível, mas utilizada como apoio, automatizando tarefas repetitivas e liberando tempo para atividades mais qualificadas. Sua adoção respeita princípios éticos, proteção de dados, transparência e sempre manterá a centralidade da decisão humana. Por isso a preocupação de intensificarmos o programa de capacitação das pessoas.”, reiterou
Eduardo Uhlein:
Há 14 anos, Eduardo Uhlein integra a 4ª Câmara Cível do TJRS. Na disputa pela presidência para o biênio 2026/2027, compõe uma chapa ao lado dos desembargadores Cláudio Luís Martinewski (1º Vice-Presidente), Rosane Bordasch (2ª Vice-Presidente), Ana Paula Dalbosco (3ª Vice-Presidente) e Ricardo Pippi Schmidt (Corregedor-Geral da Justiça) A eleição será realizada no dia 24 de novembro deste ano.
Para Uhlein, o principal desafio é construir uma administração que ouça todos. Sua chapa acredita que um Judiciário mais forte só será alcançado com mais escuta e maior participação de todos. Durante a campanha, o candidato tem conversado com muitos colegas desembargadores, juízes e servidores, e vem percebendo um genuíno desejo de mudança. “Há um sentimento crescente entre magistrados e servidores de que a participação nas decisões institucionais tem sido limitada, e isso afeta diretamente o senso de pertencimento ao nosso Judiciário. Por isso, desde o início, tenho enfatizado que desejo promover uma gestão verdadeiramente participativa, transparente e inclusiva”, afirmou.
Com informações de Associação dos Servidores da Justiça do RS – ASJ.
A Abojeris deseja sucesso aos desembargadores na disputa pela presidência do Tribunal de Justiça do RS para o biênio 2026/2027. A associação reafirma seu respeito à escolha democrática e seu compromisso institucional com o fortalecimento do Judiciário e a valorização dos servidores. Que a futura gestão do TJRS estabeleça como prioridade a democracia, o diálogo franco, o respeito e a valorização dos trabalhadores e das trabalhadoras do judiciário.




