CGJ confirma o fim de mandados expedidos sem registro no sistema
A diretoria da Abojeris requereu à Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) do TJ/RS o fim da expedição de mandados fora do sistema, os quais deixam de ser contabilizados nas estatísticas.
Para embasar a solicitação a ABOJERIS apresentou um levantamento que comprova a diferença entre as médias mensais de mandados recebidos por oficiais de justiça, apresentadas pela CGJ no Ofício-Circular 022/2018, do que ocorre na prática. “Isso acaba por ‘mascarar’ os estudos da CGJ, fazendo com que a produtividade levantada pela Corregedoria seja menor do que a apresentada nas comarcas”, salientou a Diretora Jurídica da Abojeris, Helena Veiga.
A CGJ informou que vai analisar os dados a fim de que sejam corrigidas tais distorções e determinou ainda o fim de tal prática, através de ofício-circular. “Essa rotina afetava a designação de novos cargos e remoções de oficiais de justiça”, afirmou Sirlan da Rosa Cruz, Presidente da Abojeris.
A Abojeris orienta os Oficiais de Justiça a repassarem o ofício circular à sua Direção do Foro, bem como a devolução de mandados expedidos fora do sistema, com certidão e cópia do ofício circular, reiterando a necessidade de todos os mandados constarem nas estatísticas.
A exceção se dará somente nos casos fortuitos ou de força maior, como falta de energia elétrica. O ofício circular ficará disponível no site da Abojeris – aba jurídico – modelos.