Abojeris participa de reunião da Frente em Defesa da Previdência Pública
Na manhã desta segunda-feira (11/03), a diretoria da Abojeris participou de reunião da Frente em Defesa da Previdência e da União Gaúcha em Defesa da Previdência Pública, na sede do Sindifisco, em Porto Alegre.
Na pauta, as entidades debateram a organização do calendário de atividades e a organização das categorias para participarem ativamente das ações contra a PEC 06/2019, Reforma da Previdência, que está tramitando no Congresso Nacional.
Todas as entidades se comprometeram em empenhar o esforço necessário para unificar as lutas e as atividades dos mais diferentes fóruns de debates sobre o tema que as categorias vêm organizando.
Também ficou definido a realização de uma campanha publicitária para esclarecer a população e os trabalhadores públicos e privados sobre as consequências que a reforma da Previdência irá trazer se for aprovada pelo Congresso Nacional.
Os principais pontos da reforma que causam os maiores prejuízos aos trabalhadores e que serão atacados pela campanha são:
· Capitalização dos recursos para as aposentadorias;
· Alíquotas extras de contribuição, que poderão chegar a 22% no setor público;
· Perda da segurança constitucional que os regimes, benefícios e aposentadorias dos trabalhadores sofrerão;
· Prazos e regras de transição;
· Idade mínima e regras para as pensões (essa reforma praticamente acaba com esse benefício);
· Redução dos valores dos benefícios de prestação continuada – BPC.
Audiência Pública
As entidades que compõem a Frente e a União Gaúcha em Defesa da Previdência Pública estão organizando uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre na próxima sexta-feira, 15 de março, às 9 horas.
Este evento será aberto ao público em geral e tem o objetivo de lotar o plenário e esclarecer as consequências que a reforma da Previdência irá trazer aos trabalhadores e ao país.
Todos os Oficiais de Justiça, ativos e aposentados, estão convidados para participar da audiência pública. Não podemos concordar com esse projeto que retira direitos e precariza as condições de vida dos trabalhadores em detrimento dos lucros que os bancos terão com a comercialização de planos privados de previdência.
O projeto de reforma da Previdência foi implantado no Chile durante o governo Pinochet e não deu certo. Lá, os aposentados recebem cerca de 30% a 40% dos seus salários na aposentadoria e vivem em situação de miséria.
Aboejris realiza seminário sobre a reforma da Previdência
Para esclarecer as dúvidas da categoria e mostrar os efeitos que a PEC 06/2019 – Reforma da Previdência – irá causar aos trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público se aprovada, a diretoria da Abojeris está organizando um seminário para debater o tema.
A atividade será realizada no sábado, 16 de março, às 9 horas, no auditório da Cop Advogados Associados, na Rua Uruguai, 240, terceiro andar, e será direcionada aos Oficiais de Justiça e demais trabalhadores do judiciário.
Precisamos nos capacitar para levar as informações precisas aos trabalhadores e à sociedade, que irão arcar com essas consequências e perda de direitos, se essa proposta realmente for aprovada no Congresso Nacional.