ADMINISTRAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA RECEBE ENTIDADES

Na tarde da última quarta-feira (22), a ABOJERIS, SINDJUS, ASJ e ASSEJURS foram recebidas pela Administração do TJ, na pessoa do 2º Vice-Presidente, Desembargador Antônio Vinicius Amaro da Silveira, para tratar das demandas de interesse dos trabalhadores, principalmente, o reajustamento das verbas indenizatórias e matriz salarial, que está congelada há 08 anos.

O Desembargador Antônio Vinicius afirmou que após a homologação do Regime de Recuperação Fiscal do RS pelo governo federal, foram superadas as dificuldades para dar prosseguimento a essas demandas.

Quanto à majoração do auxílio-creche e gratificação dos plantões, os atos já foram concluídos e estão com a presidência do TJ para assinatura e publicação, o que deverá ocorrer até o final do mês de junho, pois a vigência dos atos é a partir de 01 de julho de 2022, com pagamento retroativo a 01 de janeiro de 2022.

Sobre a reconfiguração da matriz salarial foi dito que o processo está com a Direção Geral do TJ para diligências e que a intenção da Administração é concluir a tramitação interna ainda no mês de julho e, em seguida, remeter o projeto para a Assembleia Legislativa. Questionado acerca do índice e se o calendário eleitoral será um entrave para a tramitação da matéria no Legislativo, o desembargador respondeu que ainda não tem índice definido e que a lei eleitoral não tem influência nos projetos do judiciário.

No tocante ao auxílio-condução dos Oficiais de Justiça, a informação é de que os estudos e cálculos já foram concluídos e o expediente está com o Corregedor-Geral para análise, após a ABOJERIS será chamada para conhecer a proposta e opinar.

Nesse sentido, os representantes da entidade reiteraram a situação difícil que a categoria enfrenta, principalmente, com os aumentos sistemáticos dos preços dos combustíveis e os 08 anos de congelamento da verba indenizatória. Também, foi mencionado que a categoria realizará Assembleia Geral dia 30 de junho de 2022 para debater o tema e que seria importante termos uma definição dessa questão antes, para submeter à apreciação dos Oficiais de Justiça. O desembargador Antônio Vinicius se comprometeu a conversar com o Corregedor-Geral, no intuito de acelerar a resposta e convocar a ABOJERIS para dar conhecimento da matéria antes da assembleia.

Portanto, a direção da ABOJERIS reforça a importância da maior participação possível dos Oficiais de Justiça na Assembleia Geral do dia 30 de junho. Precisamos debater com profundidade a questão do reajustamento do auxílio-condução em 100 URCs e os próximos passos da mobilização.

Os Oficiais e Oficialas de Justiça, que estão insatisfeitos com os 08 anos de congelamento salarial, com os valores do auxílio-condução e com os aumentos sistemáticos dos preços dos combustíveis, precisam estar presentes na Assembleia Geral virtual do próximo dia 30. Não podemos aceitar que o orçamento do judiciário atenda as demandas de um segmento do poder e deixe os trabalhadores relegados a um segundo plano, numa espera de quase uma década.

TJ, lealdade se paga com lealdade.

Compartilhe: