abojeris

Diretoria da ABOJERIS comparece ao Ato pela Revisão Geral Anual

Na manhã desta quarta-feira (24), ocorreu o Ato pela Revisão Geral Anual no centro de Porto Alegre, em frente ao Palácio Farroupilha. A manifestação contou com a presença do presidente da Abojeris, Valdir Bueira, do tesoureiro, Hélio Martins, do diretor Neri Zanchettin e alguns Oficiais e Oficialas de Justiça, que participaram do protesto contra o governador Eduardo Leite (PSDB).

Além da Abojeris, estiveram no evento o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers Sindicato), Sindicaixa, Sindicato da Polícia Penal do Rio Grande do Sul (Sindpen-RS), Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Simpe-RS), Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do RS (Sindjus), Associação dos Órgãos Centrais da Fazenda Estadual (Afocefe), Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Associação dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Aprojus MP-RS) e Sindicato dos Agentes de Polícia do RS (Ugeirm Sindicato).

O evento teve início às 9h da manhã e foi marcado por discursos dos líderes das entidades presentes, clamores de “Fora Leite!”  contra o governador gaúcho e intervenções políticas de Luciana Genro (Psol) e Adão Pretto Filho (PT), que apoiaram os servidores públicos. Houve também uma encenação de protesto, com funcionários públicos vestidos de caveiras portando a faixa “O governo Leite está matando os servidores públicos”. Além disso, aposentados fizeram denúncias sobre suas condições de vida e a falta de apoio do governo.

A luta

A demanda dos trabalhadores está relacionada à revisão salarial de acordo com a inflação, algo que Eduardo Leite tem adiado nos últimos anos. Em 2022, Leite concedeu apenas metade da inflação do período, e não houve revisão salarial para os servidores públicos estaduais por parte do executivo em 2023. Os manifestantes exigiam que a revisão anual fosse realizada para evitar perdas maiores e garantir a qualidade de vida dos cidadãos. A manifestação pacífica encerrou ao meio-dia.

Para a direção da ABOJERIS é importante que a categoria participe das atividades que serão chamadas ao longo deste ano, pois não é possível que o governador Eduardo Leite (PSDB) complete o segundo ano sem revisão geral nos salários dos trabalhadores do serviço público, contrariando o que determina a Constituição Federal.

Compartilhe: