Abojeris convida a todos e todas para a 14ª edição da Cavalgada dos Oficiais de Justiça

Imagem: Divulgação

A tradicional Cavalgada dos Oficiais de Justiça chega à sua 14ª edição, prometendo resgatar as raízes históricas do Rio Grande do Sul em uma emocionante jornada equestre. Com um percurso de 51 km, a cavalgada acontecerá entre os dias 10 e 11 de outubro de 2025, com saída de São Miguel das Missões e destino final em Santo Ângelo, passando por locais históricos como São João Velho e a cidade de Entre-Ijuís.

As inscrições estão abertas até o dia 6 de outubro, no valor de R$150,00, incluindo um almoço e dois jantares. As camisetas oficiais da cavalgada serão vendidas à parte, pelo valor de R$40,00. A inscrição pode ser realizada no Fórum de Santo Ângelo ou pelos números (55) 984315100 (Jorge); 999611948 (César); 999620387 (José Tolfo); 996221730 (Ilson). O comprovante de pagamento deve ser encaminhado para o email jorgejf@tjrs.jus.br.

Para participar, os cavaleiros deverão apresentar os exames de anemia e influenza no CTN Sinos de São Miguel, e também portar esses documentos durante o percurso para eventuais vistorias. A ausência dos exames poderá resultar em multas. Para mais informações acesse o panfleto do evento.

A programação inicia no dia 10 de outubro, às 19h, com a apresentação do espetáculo Som e Luz, nas Ruínas de São Miguel. Em seguida, será servido um jantar e uma tertúlia livre no CTN Sinos de São Miguel. No sábado, 11 de outubro, acontece a cavalgada, com almoço em São João Velho. A chegada será no CTG Aparício Borges, localizado no Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter (FENAMILHO), onde os participantes serão recebidos com jantar e baile de encerramento.

A edição deste ano é em homenagem a um dos organizadores do evento, o Oficial de Justiça aposentado Antônio César Pinto dos Santos. A Cavalgada leva consigo a história e a tradição da Comarca de Santo Ângelo, honrando o Oficial de Justiça Domingos, que em 1975 diligenciou à Fazenda Triunfo, em cumprimento de mandado judicial, percorrendo 18 léguas (aproximadamente 119 km), ida e volta, marcando assim o início de uma história rica na região.

Para a Abojeris, é pertinente que os Oficiais e Oficialas de Justiça participem deste evento, que reúne apaixonados pela história do Rio Grande do Sul e amantes da cultura tradicionalista. Cada galope desta cavalgada representa um pedaço do passado, perpetuado através das gerações. Não perca a oportunidade de fazer parte desta jornada equestre histórica e reviver momentos que fizeram parte da formação e desenvolvimento do estado. 

Compartilhe: