
Abojeris se reúne com coordenadores regionais para debater o PCCS e o IX Enojus
Imagem: Arquivo Abojeris
Na noite da última quarta-feira (14), a diretoria estadual da Abojeris se reuniu com os coordenadores regionais de núcleos para avaliar os resultados da negociação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Após cerca de dez meses de negociações, a revisão do plano foi concluída no dia 12 de maio de 2025, com a apreciação final do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
Após uma criteriosa avaliação, a diretoria e os coordenadores deliberaram que a entidade não intervirá junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Abojeris optará por concentrar esforços na Assembleia Legislativa, atuando de forma organizada para viabilizar a aprovação do projeto de revisão do PCCS sem a proposição de emendas. A decisão considera o curto prazo disponível para tramitação e votação da proposta ainda este ano, o que permitirá que os trabalhadores sejam beneficiados com os avanços conquistados durante a negociação.
Um dos pontos de divergência é a criação de 809 cargos comissionados (CCs) para assessores de juiz de 1º grau. A Abojeris mantém posição contrária à medida e a favor do concurso público como forma de acesso aos cargos do judiciário, mas acredita que o impasse pode ser superado por meio do diálogo. A associação reforça que a solução depende da vontade política da Administração do TJRS antes do envio do projeto à Assembleia Legislativa, e segue apostando no entendimento e na construção coletiva como caminho para a aprovação do PCCS.
Na Live desta quinta-feira (15), o presidente da Abojeris, Valdir Bueira e a vice-presidente Helena Veiga apresentaram um balanço das negociações e deram início à mobilização da categoria pela aprovação do projeto na Assembleia Legislativa, assim que a matéria chegar na casa legislativa.
IX ENOJUS PR 2025
Durante a mesma reunião, a diretoria estadual e os coordenadores de núcleos também deliberaram pela participação da entidade no IX Encontro Nacional dos Oficiais e Oficialas de Justiça (ENOJUS), que ocorrerá em Curitiba (PR) nos dias 24, 25 e 26 de setembro de 2025. Com o tema “O Oficial de Justiça na Sociedade Digital: Tecnologia e Sustentabilidade”, o evento promete ser um importante espaço de troca de experiências e fortalecimento da luta coletiva da categoria.
Para incentivar a participação, a Abojeris arcará com os custos de transporte para um grupo limitado, de até 20 pessoas. As demais despesas (inscrição, hospedagem e alimentação) serão de responsabilidade dos participantes. Interessados devem entrar em contato com a secretaria da entidade pelo e-mail secretaria@abojeris.com.br ou pelo telefone (51) 9798-5918., para viabilizar a sua participação.
Para a direção da Abojeris, esses eventos nacionais são importantes para estreitar relações com outras entidades, trocar experiências e reforçar a unidade da categoria nas pautas de maior relevância que tramitam no Congresso Nacional. A participação de todos e todas é fundamental.