Acampamento Farroupilha 2016 encerra com excelentes resultados

Reunir os amigos e a família em torno das tradições do nosso estado é o principal objetivo dos festejos farroupilhas. Este ano não foi diferente para o DTG Tropeiros da Justiça, da ABOJERIS. Foram cerca de 20 dias mergulhados na cultura tradicionalista e no prazer de receber os colegas no piquete montado no Parque Harmonia, em Porto Alegre.

Inaugurado no início de setembro, já no dia 02 o piquete recebeu a primeira Festa dos Oficiais de Justiça. A confraternização contou com colegas da ativa e aposentados, que desfrutaram de uma bela churrascada e boa música. No dia 16 aconteceu a segunda edição da festa, também no piquete do DTG.

Já no dia 06 aconteceu o tradicional Encontro com Aposentados, confraternização realizada a cada dois meses na ABOJERIS. O clima campeiro deu fundo para muitos reencontros e histórias. Cerca de 30 aposentados participaram do almoço, onde foi servido um galeto preparado pelo DTG Tropeiros da Justiça.

Na tarde do dia 08, cerca de 60 alunos do Centro de Educação Profissional São João Calábria colocaram a mão na massa com a Oficina dos Sonhos. Os participantes, todos entre 14 e 17 anos, produziram sonhos e roscas decoradas no evento promovido pelo integrante da patronagem do DTG, Jorge Ortis, que atua como educador social no Centro de Educação Calábria.

Na Noite da Poesia e da Milonga, no dia 14, o Oficial de Justiça Guilherme Piantá, juntamente com o colega Ewerton Ferreira, proporcionaram aos presentes uma linda noite de declamações e música. No evento, promovido pelo OJ Piantá, foi servido uma deliciosa vaca atolada, preparada pela patronagem. 

Na quinta-feira, dia 15, o DTG apresentou o seu projeto do concurso cultural, chamado: “Revolução Francesa, Maçonaria e meios de comunicação”. No trabalho foi analisada, através de registros da história do nosso Estado, a influência da Revolução Francesa e da Maçonaria na Revolução Farroupilha e a importância da atuação dos veículos de comunicação da época. 

A patronagem do DTG explicou o assunto com o uso materiais impressos, e em seguida, apresentou um mini documentário, com a participação do professor da UFRGS, Marcus Boeira. O projeto do DTG Tropeiros da Justiça emplacou mais uma nota 10, como no ano passado, premiando o esforço coletivo dos envolvidos.

  

Nota 10 também recebeu a coleta seletiva no piquete, que pelo segundo ano consecutivo recebeu o prêmio Distinção em Cuidados com Resíduos Sólidos no Acampamento Farroupilha. O projeto, chamado Harmonia Consciente, está na 7ª edição e é realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS), em parceria com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), do Movimento Tradicionalista Gaúcho, da UniRitter e do IFRS e apoio da Braskem e Sinplast/Sustenplast.  Além de uma placa, o piquete recebeu um banco feito de materiais reciclados, que fará companhia ao recebido no ano passado.

 

E no dia 16, o DTG participou, pela segunda vez, do Desafio da Comida Campeira, do Grupo Record RS, que está na sua 4ª edição. O piquete preparou e serviu uma tradicional “vaca atolada”. 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *