
Acidente com veículo de Oficiala de Justiça destaca falta de segurança para categoria
Imagem: Divulgação
Na tarde da última quarta-feira (6), uma Oficiala de Justiça foi vítima de um acidente de trânsito enquanto realizava o cumprimento de citações e intimações. A servidora, que utilizava seu veículo particular, havia parado de forma regular na faixa de estacionamento e se dirigiu até a residência para procurar o destinatário do mandado. Durante a abordagem, ouviu um barulho e constatou que outro veículo havia colidido com o seu.
O prejuízo foi estimado em cerca de R$5 mil reais, e, felizmente, o motorista do veículo que causou o acidente não fugiu do local. A oficiala conseguiu acertar com o condutor, que acionou o seguro, e cobrirá os custos do reparo. No entanto, em situações como essa, quando o Oficial de Justiça não presencia o acidente ou o motorista foge, é o próprio servidor quem arca com os danos, pois utiliza o seu automóvel particular para o desempenho de suas funções.
Este incidente evidencia a necessidade urgente de medidas de segurança para a categoria. A servidora envolvida está grávida, o que aumenta o risco, não apenas em casos de acidente, mas também pelo estresse adicional. Além do prejuízo material, a oficiala ainda precisava cumprir mais 9 mandados naquele dia. No entanto, o tempo perdido com o ocorrido comprometeu o restante de sua jornada, que precisará ser compensada em outros dias, sobrecarregando ainda mais o seu trabalho.
Constantemente os servidores precisam se preocupar com a segurança de seu patrimônio pessoal, sem qualquer respaldo para garantir a proteção de sua integridade física ou patrimonial caso algo grave aconteça. Casos como este, que envolvem riscos à segurança física e financeira, precisam ser relatados, pois reforçam a urgência de o Judiciário adotar medidas preventivas e de proteção para esses profissionais.
A Abojeris manifesta sua solidariedade à colega e expressa alívio por nada mais grave ter ocorrido. A associação reforça, mais uma vez, a necessidade de ações concretas para garantir a segurança e o bem-estar da categoria. A Abojeris tem monitorado e noticiado casos de agressão contra Oficiais e Oficialas de Justiça e enfatiza que, sem medidas efetivas, nada mudará, e os servidores continuarão cada vez mais desprotegidos e expostos aos riscos permanentes que são inerentes às suas funções profissionais.