Ato Público de Desagravo “Justiça para Diego” mobiliza servidores na luta contra o racismo
Imagem: Divulgação
Na manhã da última terça-feira (21), servidores da comarca de Lajeado e região se reuniram em frente ao Fórum de Lajeado para o Ato Público de Desagravo “Justiça para Diego”. O objetivo da mobilização foi exigir providências por parte do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para garantir os direitos e a proteção do servidor, bem como a responsabilização dos autores das agressões. O diretor da Abojeris, Claudemir Pires de Oliveira, esteve presente no ato representando a associação.
O caso ocorreu em 2024, envolvendo um advogado durante o cumprimento de um mandado judicial, o qual negou a autoridade do servidor e deslegitimou Diego por ser um homem negro. Meses depois, o servidor foi novamente ofendido por outro advogado, que proferiu ofensas racistas. Assim que o fato veio à tona, a Abojeris esteve presente na cidade para conversar e prestar apoio ao colega, juntamente com sua assessoria jurídica, o escritório COP Advogados Associados, que segue à disposição do servidor.
Para a Abojeris, é fundamental que o judiciário tome as medidas cabíveis diante do crime cometido contra um servidor público no exercício de suas funções. A associação parabeniza todos os Oficiais e Oficialas de Justiça que estiveram presentes no ato, e reitera a importância da união da categoria para garantir justiça e segurança para todos os servidores e servidoras. A luta contra o racismo é coletiva!




