Confira a retrospectiva com os principais acontecimentos da semana

Imagem: Site da Abojeris

Segunda-feira (14):

Banco dos Brics debate a ciência e tecnologia, com foco na inteligência artificial

Neste ano, a ciência e tecnologia, com foco especial na inteligência artificial, foi um dos tópicos centrais da 10ª reunião do banco dos Brics, realizada no Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de julho. A presidente do NDB, Dilma Rousseff, enfatizou a oportunidade dos países em desenvolvimento impulsionarem seu progresso por meio de investimentos em tecnologia, inovação e transição energética. A inteligência artificial surge como um desafio urgente, sobretudo pela velocidade com que seus avanços vêm ocorrendo. Isso impõe a necessidade de adaptação rápida, tanto em infraestrutura quanto na formação de talentos capacitados. Diante desse cenário, o NDB se propõe a ir além do financiamento de obras tradicionais como estradas e ferrovias. Investir em ciência e tecnologia pode permitir aos países do Sul Global, como o Brasil, reduzir a dependência de exportações de baixo valor agregado e entrar em cadeias produtivas mais sofisticadas. Para a Abojeris, essa tecnologia não pode ser tratada como substituta da atuação humana em funções que envolvem julgamento ético, sensibilidade social ou responsabilidade civil, pois esses contextos exigem supervisão humana criteriosa e qualificada, com responsabilidade e compromisso com os valores democráticos. Nesse sentido, a associação defende que qualquer implementação de IA, especialmente no setor público, deve estar acompanhada de políticas claras de governança, com transparência, controle social e ampla participação humana.

Oficiais de Justiça federais promovem o 16º CONOJAF e 6º ENOJAP em São Paulo

O 16º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF) e o 6º Encontro Nacional dos Oficiais Aposentados (ENOJAP) serão realizados entre os dias 27 e 29 de agosto, no Hotel Pestana, localizado em São Paulo (SP). Com o tema “Oficial de Justiça: Agente de Inteligência e de Cidadania”, a edição deste ano reunirá profissionais de todo o país para debater os principais desafios da carreira e as inovações que vêm transformando o exercício da função. As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto. Confira a programação completa. A Abojeris reconhece o evento como uma valiosa oportunidade para debater questões atuais que impactam diretamente o cotidiano dos Oficiais e Oficialas de Justiça. Destacando que, encontros como este, são essenciais para a troca de experiências, o debate de pautas prioritárias, a construção de uma atuação mais estratégica, além de promover o fortalecimento da categoria em nível nacional.

Terça-feira (15):

Crescem os relatos sobre confusão mental após o uso prolongado do ChatGPT

Nos últimos anos o uso da Inteligência Artificial (IA) vem aumentando consideravelmente, em relatos recentes pode ser observado que interações prolongadas com o ChatGPT podem estar associadas a quadros de confusão mental, como delírios, paranoias e ruptura com a realidade. O sistema do ChatGPT tende a concordar com seus usuários e é projetado para responder de forma acolhedora e reforçar aquilo que a pessoa deseja ouvir. Assim, quando o usuário se envolve em conversas sobre temas místicos ou teorias da conspiração, a IA induz uma sensação de validação exagerada, levando o indivíduo a se sentir especial ou poderoso, o que pode resultar em consequências graves para si mesmo e para os outros. Em nota, a OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, afirmou que tem percebido sinais de que as pessoas estão formando vínculos emocionais com o chatbot. A empresa também destacou que o modelo é programado para sugerir a busca por ajuda profissional quando os usuários abordam temas delicados, como automutilação e suicídio. A Abojeris reitera a importância de lembrar que essas tecnologias não foram desenvolvidas com finalidade terapêutica e por isso, apresentam riscos consideráveis de erro e podem induzir indivíduos a situações de vulnerabilidade. A associação reforça que, se você está passando por momentos de sofrimento emocional ou enfrentando pensamentos suicidas, procure ajuda especializada, sua saúde mental merece atenção e cuidado profissional.

Live da Abojeris • 17/07 – Avaliação das atividades do primeiro semestre

Nesta Live semanal, a direção da Abojeris realizará uma avaliação das atividades desenvolvidas neste primeiro semestre de 2025. Será um momento importante para prestar contas à categoria, destacando avanços, desafios e perspectivas para o restante do ano. A conversa visa manter a categoria informada, fortalecendo a transparência e a construção de uma gestão participativa e comprometida com os interesses dos servidores do Judiciário gaúcho. A Live será coordenada pelo presidente da Abojeris, Valdir Bueira e contará com a presença da vice-presidente Helena Veiga. A transmissão será realizada ao vivo, na próxima quinta-feira (17), às 19h30, nos canais oficiais da Abojeris, no YouTube e Facebook. Sua participação é fundamental!

Abojeris dá boas-vindas aos novos associados

A diretoria da Abojeris tem a satisfação de dar as boas-vindas aos Oficiais e Oficialas de Justiça que passaram a integrar o quadro de associados neste mês de julho. É com orgulho que recebemos: Leandro Ávila Machado, da comarca de Rio Grande; Clarisse Dagagny Pecce Bernardi, de Pelotas; Maria Emília Nunes dos Santos, de Guaíba; Giuliana de Leon Bueno, de Rio Grande; Juliete Orth Rzeznik, de Triunfo; e Glicéria Zenaide Schneider, de Sapucaia do Sul. A associação reconhece e valoriza a escolha desses colegas em fortalecer a unidade da categoria e reafirma o compromisso com a luta coletiva em defesa dos direitos dos Oficiais e Oficialas de Justiça. A Abojeris se coloca inteiramente à disposição dos novos associados, reafirmando seu papel como espaço de acolhimento, apoio institucional e representação ativa. Sejam todos muito bem-vindos! A Abojeris reforça a importância da filiação como instrumento de fortalecimento da representação da categoria e da construção coletiva de conquistas. A associação segue de portas abertas para acolher novos colegas que compartilham esse compromisso com a valorização da profissão e a defesa institucional. Acesse o Link para se associar.

Quarta-feira (16):

Tribunal de Justiça do RS divulga resultados iniciais do uso da Inteligência Artificial

Na última quarta-feira (10), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), divulgou os números conquistados no primeiro mês de uso da plataforma GAIA. Em trinta dias, a GAIA Minuta já elaborou quase 80 mil minutas, porém, nem todas se tornaram documentos, pois o período ainda é de testes para muitos. Já são mais de 3.300 usuários nos dois graus de jurisdição. No GAIA Assistente, são quase 4 mil usuários, enquanto no 1° Grau, ela já respondeu mais de 16 mil perguntas. Diante desse crescente avanço das tecnologias e ferramentas em parceria com empresas como AWS, Google e Microsoft, o TJRS lançou cursos para capacitar o público interno sobre o uso das soluções da plataforma de Inteligência Artificial do Judiciário gaúcho. Em relato, a magistrada Fabiana Barth reforça que o julgador não deve utilizar a resposta pronta fornecida pela IA sem revisão, ainda declara, que foi responsável por mais de 300 decisões no último mês. Acesse o informativo 859 completo. Para a Abojeris, é inegável o aumento da produtividade em menor tempo possível, porém, como mostra o informativo, nem todas as tarefas produzidas pela GAIA foram aproveitas, o que enfatiza a necessidade da checagem humana em todas as situações. Embora digam que a IA é apenas uma ferramenta para auxiliar os humanos nas suas atividades profissionais, é inegável que ela também irá influenciar nos postos de trabalho, no quadro efetivo de servidores, na aplicação de novos concursos e nas oportunidades, que poderão ser reduzidas. A associação reforça a importância de lembrarmos que a ferramenta tecnológica trabalha 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem reclamar, ir ao médico, nem exigir férias ou folgas, além de não protestar por salários e condições de trabalho. 

Quinta-feira (17):

Reforma Administrativa será discutida após recesso, afirma coordenador do GT

Na última terça-feira (15), o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma Administrativa, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) entregou o relatório final ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REP-PB). Após a apresentação, o deputado concedeu uma entrevista coletiva em que adiantou pontos da proposta e afirmou que a intenção é aprovar as medidas já em agosto. Segundo ele, o relatório final e três anteprojetos já estão prontos: uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), um Projeto de Lei Complementar (PLP) e um Projeto de Lei ordinária (PL). A estratégia será votar primeiro a PEC e depois os PLs, para que estes não incorram em vícios de constitucionalidade. No entanto, antes da divulgação pública dos documentos, o coordenador do GT pretende discutir cada ponto com os líderes e bancadas da Câmara. Para a Abojeris, é muito importante que a categoria esteja atenta e participe ativamente das mobilizações relacionadas à Reforma Administrativa. A proposta de flexibilizar a forma de contratação no serviço público representa uma ameaça direta aos concursos públicos, abrindo caminho para vínculos mais frágeis, com menos garantias, salários reduzidos e impacto negativo na qualidade dos serviços prestados à população. Embora o coordenador do GT afirme que o texto não retira direitos dos servidores públicos, a associação alerta que, historicamente, reformas desse tipo nunca tiveram como objetivo beneficiar os trabalhadores ou a sociedade. Ao contrário, têm se traduzido na retirada de direitos e na precarização do serviço público.

Sexta-feira (18):

Abojeris alerta sobre golpistas que se passam por Oficiais de Justiça

Conforme noticiado na imprensa, um novo tipo de golpe tem sido utilizado para obter dados sigilosos das vítimas e invadir seus dispositivos por meio de mensagens falsas envolvendo supostos processos judiciais. A fraude foi identificada pelo Serviço de Inteligência do Judiciário (SIJ), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Os golpistas entram em contato via WhatsApp, e-mail ou SMS, fingindo ser Oficiais de Justiça, e encaminham um link, ao clicar no link, a vítima acaba permitindo o acesso remoto ao seu aparelho, facilitando o roubo de informações. Essas questões acerca da segurança das partes nos processos e dos próprios Oficiais de Justiça no cumprimento de mandados judiciais na forma eletrônica já foram externadas pela Abojeris em diversos encontros com a Corregedoria Geral da Justiça e a Administração do TJRS. Os profissionais se identificam e fornecem seu número do telefone celular particular às pessoas, esclarecem dúvidas e prestam todas as informações necessárias sobre o ato que está sendo realizado. E o inverso também ocorre: em muitas situações as vítimas de tentativa de golpe acabam sendo os próprios Oficiais de Justiça, que acabam achacados por algumas pessoas com pedidos de dinheiro, ajudas materiais diversas e até tentativas de acessos e cópias fraudulentas de seus telefones pessoais. A Abojeris orienta a população para que, em casos de abordagem por Oficiais de Justiça, na dúvida, solicitem nome, matrícula funcional, fórum onde trabalha e o respectivo número do telefone da unidade, bem como informações sobre o processo e conferência de dados pessoais do destinatário da medida, podendo ser a partir de alguns números que integram o CPF ou RG, possibilitando uma melhor averiguação de autenticidade. Se mesmo assim as dúvidas persistirem, o cumprimento da ordem judicial poderá ser presencial.

Compartilhe: