Correio do Povo publica artigo da Presidente da Ajuris

O jornal Correio do Povo publicou hoje (15/02) um artigo da juíza e presidente da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Dra. Vera Lúcia Deboni. Com o título “Que se faça Justiça”, o texto propõe uma reflexão sobre o contraponto da magistratura gaúcha, que há dez anos lidera o ranking nacional de desempenho mas, ao mesmo tempo, enfrenta grave defasagem de pessoal.

A magistrada ressalta que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foi o único no país a atingir 100% do Índice de Produtividade Comparada da Justiça, que mede a produtividade do Poder Judiciário entre os grandes tribunais brasileiros. Esse resultado foi obtido com apenas 75% da força de trabalho do judiciário gaúcho, uma vez que 193 cargos de magistrados e 2.269 vagas de servidores estão em aberto.

Obviamente, a conta não fecha. E com tantas vagas não preenchidas, é evidente que os servidores do TJ estão sobrecarregados. No caso dos Oficiais de Justiça, são mais de 160 cargos vagos. Servidores que, além de trabalharem exaustivamente para garantir o bom andamento da Justiça gaúcha, utilizam o seu próprio veículo no cumprimento das diligências, enfrentam situações de risco no exercício da profissão e têm suportado mais de quatro anos de congelamento salarial. 

No artigo, a Dra. Vera Deboni pontua muito bem as dificuldades que os servidores do Estado vêm enfrentando há anos, como a má remuneração e os duros ataques sofridos quando há alguma ação para garantir dos direitos devidos. Ela encerra com um pedido de reconhecimento pelo trabalho e dedicação da magistratura gaúcha. 

A Abojeris aproveita o momento para lembrar que a categoria também tem reivindicado a valorização dos OJs, afinal, são eles que arriscam sua integridade física, arcam com péssimas condições de trabalho e também sofrem, há mais de quatro anos, com o congelamento dos salários que somam perdas de aproximadamente 30%. Seguimos lutando pela categoria!

 

Veja em anexo o artigo publicado no Correio do Povo:

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *