DIA DA JUSTIÇA É DE REFLEXÃO

Hoje, 08 de dezembro, é o dia da Justiça. Entretanto, os trabalhadores do Judiciário, que estão há 08 anos sem reajuste salarial, cujas perdas nesse período se aproximam dos 60%, não têm nada a comemorar.

Ao contrário, para nós hoje é um dia de reflexão. Durante 11 anos consecutivos o TJRS foi eleito um dos melhores tribunais do país em termos de produtividade e eficiência. Com certeza isso não aconteceu apenas pelo trabalho indispensável dos magistrados. Esse reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça – CNJ tem muito do esforço, empenho e dedicação dos trabalhadores.

Nossos colegas aposentados, que durante o melhor período da vida dedicaram sua energia e saúde para o trabalho no Judiciário, hoje vivem a pior situação da história. Além dos seus proventos estarem congelados há 08 anos, ainda em 2019 sofreram um desconto maior na previdência, por conta da última reforma na Constituição Estadual.

Ao longo dessa quase uma década de salários arrochados e perdas de direitos, o número de servidores reduziu drasticamente e o volume de trabalho aumentou em sintonia com o número de processos anualmente. O que significa uma maior dedicação ao trabalho para fazer frente a essa realidade e atender a população com a maior qualidade e rapidez possível. O resultado disso reflete na saúde dos trabalhadores com dezenas de afastamentos e aposentadorias por invalidez.

O orçamento do Judiciário que é o segundo maior do Estado. Infelizmente, não prioriza as demandas dos trabalhadores, que na maioria das vezes ficam relegadas a um segundo plano.

Mesmo com essas reflexões os trabalhadores não desistem. Quanto maior é a adversidade, maior é a vontade de vencer o congelamento salarial e conquistar a qualidade de vida que merecemos. A nossa aliança é com a sociedade que precisa dos nossos serviços.

Por isso, vamos lotar a assembleia geral da ABOJERIS dia 10 de dezembro de 2022, às 09h30min, na Sede Campestre da entidade, em Viamão RS. Juntos faremos as avaliações necessárias do contexto que vivemos e definiremos as prioridades para o próximo período. Dentre elas, a mais urgente será a prometida revisão da matriz salarial, que há anos não sai do papel.

Ninguém é mais forte do que nós quando estamos juntos! Chega de arrocho salarial! Todos na AG da ABOJERIS, dia 10!

Compartilhe: