Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a inclusão no serviço público

Imagem: Divulgação

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, é fundamental reconhecer a dedicação de mães e pais que, além de exercerem suas funções profissionais, assumem o importante papel de cuidadores e defensores dos direitos de seus filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre esses profissionais, destacam-se os Oficiais de Justiça, que conciliam as demandas diárias do serviço público com as necessidades específicas de seus filhos.

A experiência desses servidores do Judiciário, que são pais de crianças com TEA, ressalta a importância de políticas públicas que garantam direitos, apoio emocional e condições adequadas de trabalho. Hoje às 19h a jornalista Isabel Ferrari realizará uma palestra na Ulbra de Guaíba para falar sobre a diversidade e pluralidade no mundo contemporâneo. No ano passado, Isabel ministrou uma palestra para o TJRS onde dividiu as experiências e os desafios de ser mãe de um filho autista. Além disso, nesta sexta-feira (4), às 9h30min, será realizada a exibição do documentário “Quem cuida de quem cuida”, com espaço pedagógico para jovens e crianças. O evento será realizado na Assembleia Legislativa, localizada na Praça Marechal Deodoro, 101.

Para a Abojeris, é de extrema importância a garantia dos direitos, dignidade e condições adequadas de trabalho para mães e pais que, além de se doarem às suas funções profissionais, conseguem conciliar com dedicação o cuidado de filhos com necessidades especiais. A associação segue firme na luta por mais inclusão dentro do sistema judiciário e pela valorização desses profissionais, que desempenham um papel essencial tanto em sua vida pessoal quanto no exercício de suas funções no serviço público.

Compartilhe: