Diretoria da Abojeris participa de duas reuniões na Assembleia Legislativa acerca do PL 325/2025

Imagem: Joice Proença

Nesta quarta-feira (01), o presidente da Abojeris, Valdir Bueira, participou de duas reuniões na Assembleia Legislativa para discutir o PL 325/2025, que trata da revisão do PCCS dos trabalhadores do judiciário. No período da manhã, o encontro foi com a assessoria da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), onde diversos pontos do projeto foram esclarecidos, após dez meses de negociações junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Já no turno da tarde, a reunião ocorreu com os parlamentares do PT, em um encontro que reuniu a bancada e suas assessorias,  para tratar do projeto e da sua construção com os servidores.

Atualmente, o PL 325/2025 está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob a relatoria do deputado Professor Bonatto (PSDB). Existe a possibilidade de que sua leitura e votação ocorram na sessão ordinária da CCJ da próxima terça-feira (7), às 9h. No entanto, isso será possível apenas se o parecer favorável à constitucionalidade da matéria for apresentado até às 12h desta quinta-feira (02).

Diante deste cenário, a associação reforça a importância de que os Oficiais e Oficialas de Justiça conversem com vereadores e vereadoras do PSDB em seus municípios. O objetivo é solicitar que intercedam junto ao deputado Professor Bonatto/PSDB, para que o relatório favorável ao PL 325/2025 seja protocolado na secretaria da CCJ até o prazo limite de quinta-feira (2), ao meio-dia.

Para a diretoria da Abojeris, o tempo de tramitação do projeto na Assembleia Legislativa corre contra os trabalhadores. Por isso, o trabalho conjunto da categoria é fundamental. A associação reitera a necessidade de os servidores dialogarem com os vereadores de suas comarcas, buscando sensibilizar o relator a entregar imediatamente seu parecer na CCJ, pois isso permitirá que a matéria seja lida na próxima sessão ordinária da Comissão, no dia 7 de outubro. Dessa forma, será possível vencer as etapas regimentais do processo legislativo e levar o PL ao plenário da Assembleia Legislativa ainda neste ano, para apreciação do conjunto dos deputados e deputadas estaduais.

Compartilhe: