LIVE DA ABOJERIS ÀS 19H30MIN – SOBRE ESTÁGIO DE PÓS-GRADUAÇÃO OU PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO?

No âmbito da reestruturação produtiva do capitalismo mundial e no Brasil, da reforma trabalhista, da lei das terceirizações, da reforma da previdência e da PEC 32/20 que trata da Reforma Administrativa, órgãos do Sistema de Justiça, como Tribunais de Justiça e unidades do Ministério Público vêm se utilizando de mais um mecanismo de precarização do trabalho em detrimento do concurso público: o estágio de pós-graduação.

As unidades do MP do Ceará, Goiás, Santa Catarina e São Paulo, modificaram seus regulamentos de estágio, criando essa “nova modalidade” e abriram editais para seleção em diversas áreas do conhecimento, como Psicologia, Serviço Social, Engenharias, dentre outras.

A remuneração prevista nas normativas varia de R$ 1.400,00 a R$ 2.200,00, com auxílio transporte e carga horária de 5 a 6 horas/diárias, pelo período de até dois anos. Alguns dos editais preveem a realização de processo seletivo com prova e não designam as atribuições de “estagiários de pós-graduação”. Tribunais de Justiça, como os da Bahia e de Minas Gerais, também caminham nessa direção, com editais similares.

Com o objetivo de entender melhor essa situação que repercutirá na vida dos trabalhadores/as, a direção da ABOJERIS estará abordando esse tema com convidados que estão diretamente envolvidos.

A transmissão será conduzida por nosso Vice-Presidente, Valdir Bueira, e a Diretora Jurídica, Helena Veiga Muller.

Convidado: Alberto Ledur – Diretor da Fenamp – Federação Nacional dos Servidores dos Ministérios Públicos Estaduais.
Contamos com a presença e a participação de todas e todos. 

Abaixo, os links de nossas redes sociais, onde serão transmitidas as lives.

 

YouTube
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *