Entidades em Camaquã buscam apoio para revisão salarial no Judiciário
Diretores sindicais utilizam tribuna da Câmara Municipal para expor situação salarial e tramitação de projeto de lei
Na última segunda-feira (21), a diretoria da Associação dos Oficiais de Justiça do Rio Grande do Sul (ABOJERIS) e do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado (SINDJUS) uniram forças em uma importante iniciativa para reivindicar a revisão salarial dos trabalhadores do judiciário. A ação aconteceu durante a sessão da Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Camaquã/RS, onde os representantes sindicais usaram a tribuna livre para expor a difícil situação enfrentada pela categoria.
O principal ponto abordado durante a intervenção foi o Projeto de Lei 312/2023, que está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado. Esse projeto visa a revisão da matriz salarial dos trabalhadores do judiciário, que sofrem há nove anos com congelamento de seus vencimentos. De acordo com os índices do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a categoria acumulou perdas salariais de mais de 63% ao longo desses anos.
A sessão na Câmara Municipal foi precedida por uma visita dos diretores das entidades aos locais de trabalho no Fórum da cidade de Camaquã. Essa iniciativa teve como objetivo mobilizar os servidores e conscientizá-los sobre a importância da aprovação da revisão salarial. A participação dos dirigentes sindicais na tribuna foi solicitada pelo Analista Judiciário Aposentado, Aragues Alencastro, com o apoio dos vereadores Vitor Azambuja e Ronaldinho, ambos do Partido Progressista (PP). A Câmara Municipal, cuja presidência está sob o comando do vereador Neco, do PSDB, recebeu a exposição com interesse, comprometendo-se a processar um pedido de moção de apoio ao PL 312/2023 e encaminhá-lo aos órgãos e poderes competentes.
Para a diretoria da ABOJERIS, essa abordagem direta junto aos representantes da comunidade é fundamental para que a situação salarial da categoria seja compreendida e apoiada. A busca por apoio local visa a sensibilização dos deputados estaduais, que terão a responsabilidade de apreciar o projeto de revisão da matriz salarial dos trabalhadores do judiciário no plenário da Assembleia Legislativa nos próximos dias. A diretoria enalteceu a iniciativa dos trabalhadores do Fórum de Camaquã e incentivou que outras comarcas em todo o estado adotem ações semelhantes.
Com a pressão crescente por melhores condições salariais e a conscientização da comunidade sobre a importância do judiciário, os trabalhadores do setor buscam dar visibilidade à sua luta por justiça não apenas no sistema legal, mas também no aspecto financeiro, assegurando condições de vida dignas para todos os envolvidos.