INSTAURADA COMISSÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO
Na tarde desta quarta-feira, dia 05 de fevereiro, durante cerimônia ocorrida na Presidência do Tribunal de Justiça, foi apresentada oficialmente a Comissão de Elaboração do Plano de Carreira dos Servidores do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. Estavam presentes magistrados e diretores da atual administração, bem como presidentes de entidades representativas dos servidores do TJ.
O Presidente do Tribunal, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, assinou a portaria nº 006/2020, designando os diversos integrantes da Comissão.
O Presidente do TJ, durante a sua manifestação, destacou que a formação da equipe de trabalho representa um marco muito importante para a nova administração do tribunal, e afirmou que um dos objetivos dessa equipe será a valorização dos servidores, iniciativa que passa pela elaboração de um novo Plano de Carreira.
"Tenho ampla confiança na Comissão, que a partir de agora vai tratar do novo Plano, fazendo uma interlocução importante com os servidores, e espero que, da maneira mais rápida possível, possamos resolver essa situação", disse o Presidente, acrescentando que será aberto o espaço necessário para que as entidades também possam se manifestar sobre o tema.
O presidente da Comissão, Desembargador Eduardo Uhlein, salientou que "nos tempos atuais temos uma série de aspectos diferentes daquela época, com mudanças na legislação e a carência de aproximadamente 2 mil cargos vagos", concluindo que é necessário unidade entre magistrados e servidores na busca da melhor solução para a implementação da iniciativa.
Estavam presentes na solenidade os presidentes das principais entidades do judiciário gaúcho: Orlando Faccini Neto (AJURIS), Fabiano Zalazar (SINDJUS), Paulo Olimpyo (ASJ), Jardel Pens (ACEDIJUS), Marco Aurelio Weber (ARSEJUR), Maria Beatriz Machado (CEJUS), e nosso presidente Sirlan da Rosa Cruz.
A Abojeris já está trabalhando na coleta de dados, inclusive fazendo estudos dos Planos de carreira implementados em outros Estados, principalmente naqueles em que o cargo de Oficial de Justiça foi contemplado com nível superior, a fim de oferecer subsídios à Comissão criada pelo TJRS.
Façamos votos de que esta nova administração cumpra com suas promessas e, diferentemente da gestão anterior, trate com respeito e valorização os Servidores do Judiciário Gaúcho.