Live da Abojeris • 08/05 – Inteligência artificial e sistema de justiça: dilemas e desafios

Na próxima quinta-feira (8), às 19h30min, a Abojeris promoverá uma live para debater os impactos e os desafios do uso da inteligência artificial no cotidiano do sistema de justiça, analisando seus efeitos.

A transmissão será coordenada pelo presidente da Abojeris, Valdir Bueira e contará com a participação de duas convidadas com ampla experiência na área do Serviço Social e do Sistema de Justiça, Silvia da Silva Tejadas, Assistente Social do Ministério Público do RS (aposentada), doutora em Serviço Social pela PUCRS, com ampla atuação em direitos humanos, infância e juventude, e Maíz Ramos Junqueira, Assistente Social Judiciária em Guaíba, doutora em Serviço Social pela PUCRS, com especializações em Justiça Restaurativa e Direito da Criança e do Adolescente.

A Live será transmitida ao vivo nos canais da Abojeris, no YouTube, Facebook e Instagram. Contamos com a presença de todos e todas para este momento de aprendizado e troca de experiências, não perca! 

Confira o currículo completo das convidadas Silvia Tajadas e Maíz Junqueira. 

Silvia da Silva Tejadas: Possui graduação em Serviço Social pela ULBRA (1990), especialização em Educação de Jovens e Adultos pela UFRGS (1993), especialização em Família pela Clínica Domus (1996), mestrado (2005) e doutorado (2010) em Serviço Social pela PUCRS. Atuou como assistente social concursada nos seguintes espaços: Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (1990-2000), Prefeitura Municipal de Porto Alegre (2000-2002), Ministério Público do RS (2002-2025), onde coordenou, por 13 anos, a Unidade de Assessoramento em Direitos Humanos do Gabinete de Assessoramento Técnico. Atualmente, atua na área de formação, assessoria e consultoria em políticas públicas. Foi professora do curso de Serviço Social da ULBRA (2006-2007) e, atualmente, é professora convidada da Especialização em Direito da Criança e do Adolescente da Fundação Escola Superior do Ministério Público e do Instituto Dimensão onde coordena especialização sobre medidas protetivas na área da infância e juventude. Foi vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social (gestão 2011-2014). Publicou os livros “Juventude e Ato Infracional: as múltiplas determinações da reincidência”, “O Direito Humano à Proteção Social e sua exigibilidade: um estudo a partir do Ministério Público”, “Avaliação de políticas públicas e garantia de direitos”, bem como diversos artigos que versam sobre direitos da criança e do adolescente, Serviço Social no Ministério Público, juventude e políticas públicas, vitimização, Política da Assistência Social e temáticas correlatas.

Maíz Ramos Junqueira: Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialização em Direito da Criança e do Adolescente pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), especialização em Sistema de Justiça: conciliação, mediação e justiça restaurativa pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e especialização em Perícias e Avaliações Técnicas em Serviço Social pela Uniaphaville, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e doutorado em Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atuou como assistente social na Prefeitura Municipal de Porto Alegre e atualmente é assistente social do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul. Participou da publicação dos livros “Serviço Social no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul: sistematizações sobre o cotidiano profissional” e “Primavera Restaurativa: coletânea em homenagem a Kay Pranis”. Publicou artigos sobre infância e juventude, Serviço Social no Judiciário, alternativas penais, Justiça Restaurativa e temas afins. 

Compartilhe: