Live da Abojeris • 15/08 – Os riscos do uso indiscriminado de IA para lidar com crimes

Em um mundo cada vez mais dependente da inteligência artificial (IA), a promessa de eficiência e progresso é acompanhada por profundos desafios éticos e sociais. Os casos que ilustram esse dilema são vários. Em Madrid, na Espanha, Lobna Hemid, 32, foi assassinada pelo marido semanas após um algoritmo utilizado pela polícia descartar o risco ao qual ela estava exposta. A avaliação do software ocorreu mesmo após a mulher ter sido espancada e afirmar que era agredida regularmente pelo homem.

Em Aracaju, o personal trainer João Antônio Trindade Bastos, 23, acompanhava a decisão do Campeonato Sergipano de Futebol até a polícia militar retirá-lo algemado do estádio. O constrangimento diante de milhares de pessoas ocorreu após um sistema de reconhecimento facial indicar que ele seria um criminoso. O sistema, contudo, errou, e o homem foi liberado. “Com medo, frustrado e constrangido”, afirmou João Antônio sobre o caso.

Os riscos do uso indiscriminado de inteligência artificial têm sido tema de diversas atividades da Abojeris. Em março, a associação promoveu o I Encontro dos Oficiais de Justiça do TJRS, cujo assunto principal foi a utilização de IA pelo judiciário (reveja aqui). Nesta quinta-feira, Henrique Pereira e Helena Veiga, com a mediação de Valdir Bueira, irão conversar com o público sobre os perigos da utilização desenfreada dessa tecnologia para lidar com crimes.

Convidados
Henrique Pereira – Diretor da Interlig Comunicação Sindical
Helena Veiga – Vice-Presidente da Abojeris e Oficiala de Justiça em Torres

Mediador
Valdir Bueira – Presidente da Abojeris

Compartilhe: