MATRIZ SALARIAL: REUNIÃO COM COORDENADORES REGIONAIS E APOSENTADOS DEFINE AÇÕES

Em reunião da diretoria estadual da ABOJERIS, coordenadores de núcleos regionais e aposentados, realizada na tarde da última quarta-feira (05), foram definidas prioridades e ações estratégicas para a questão salarial.

Os participantes definiram o lançamento de um abaixo-assinado virtual “pressione”, a ser enviado para os integrantes do Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do RS, solicitando a igualdade do índice da matriz salarial dos trabalhadores com o que está sendo oferecido nos subsídios dos juízes, no percentual de 18%.

Com a compensação do governo federal às perdas do ICMS nos combustíveis, o RS vai ter um aporte de R$ 3,02 bilhões, que somadas às projeções positivas de crescimento da economia estadual, dará ao TJRS as condições orçamentárias e fiscais necessárias para alcançar a igualdade de índice entre servidores e magistrados.

O documento também solicita a transformação e utilização dos recursos hoje destinados à criação da Gratificação de Desenvolvimento Institucional – GDI para aumentar o índice da base da revisão da matriz salarial. Os trabalhadores entendem que apesar de baixo o índice de acréscimo, cerca de 1,4%, incorpora aos salários e contempla os aposentados que hoje estão à margem dessa gratificação.

Não podemos admitir que após nove anos de congelamento salarial, com perdas inflacionárias de mais de 61%, o TJRS crie uma gratificação precária, temporária e seletiva que divide a categoria, aumenta a desigualdade e precariza as condições de vida dos trabalhadores e aposentados.

Para atender essas demandas, basta que o TJRS tenha vontade política para minimizar as perdas inflacionárias dos trabalhadores e trate de forma igualitária juízes e servidores no orçamento do poder. A transformação da GDI em índice na revisão da matriz salarial não implica aumento de recursos, apenas o deslocamento deles para contemplar os aposentados e integrar o patrimônio salarial de todos.

Nesse sentido, a direção da ABOJERIS faz um apelo a todos os Oficiais e Oficialas de Justiça, ativos e aposentados, para participarem da coleta de assinaturas de servidores no “pressione”, que será remetido a todos os desembargadores e desembargadoras do TJRS, os quais poderão por fim ao congelamento salarial de nove anos dos trabalhadores. Que a decisão no Órgão Especial seja justa e respeite a isonomia e igualdade de tratamento entre juízes e trabalhadores ativos e aposentados.

Compartilhe: