midia oficiais de justiça

Mídia repercute Encontro Estadual dos Oficiais de Justiça do TJRS

As matérias abordam a importância de se vigiar o desenvolvimento das IAs e comprovam a relevância do tema na atualidade  

Não apenas os servidores públicos e a Associação dos Oficiais de Justiça do Rio Grande do Sul (ABOJERIS) percebem a importância de se falar sobre inteligência artificial no judiciário; afinal, a imprensa também observa o desenrolar da criação dos programas e prevê mudanças drásticas nas relações de trabalho. O site de notícias Sul21 comentou sobre o evento e a preocupação dos oficiais de justiça não só com o judiciário, mas também com outras profissões que podem sofrer com a desumanização. Mesmo assim, o tema é digno de debate, pois algumas funções podem ser facilitadas pela tecnologia – se utilizada de maneira correta. O texto é de Luciano Velleda e a publicação foi feita na terça-feira (26).

Leia a matéria completa AQUI

 

Já o portal de notícias Brasil de Fato RS realizou uma entrevista com um dos palestrantes do evento, o doutor professor Ricardo Antunes, sociólogo e especialista na morfologia do trabalho. Assim como no Encontro, Antunes critica as demandas feitas pelo sistema capitalista e afirma que a IA é sua criação direta, com o objetivo de acelerar o trabalho e aumentar os lucros. Segundo o professor, essa tecnologia pode criar desemprego em massa e destruir a vida de milhares de trabalhadores. O texto é de Walmaro Paz, e foi publicado na última segunda-feira (25).

Leia o conteúdo AQUI

 

Em suma, a criação de novas inteligências artificiais e programas de coleta de dados terá um grande impacto na profissão de milhões de brasileiros. Por isso, é de extrema importância a existência de instituições que debatam e vigiem as movimentações da área tecnológica, justamente para que os sistemas de informação sejam utilizados de maneira adequada, respeitando a ética humana e focados na manutenção e criação de empregos. 

Para saber tudo o que ocorreu no evento da ABOJERIS, clique AQUI

Compartilhe: