“É um marco histórico”, afirma o presidente da Abojeris, Valdir Bueira, a dois dias do Encontro dos Oficiais e Oficialas de Justiça
A Abojeris se prepara para realizar o I Encontro Estadual dos Oficiais e Oficialas de Justiça do TJRS, com início na sexta-feira (22) e finalização no sábado (23). O evento ocorre em Canoas, no hotel Intercity, e conta com 250 Oficiais e Oficialas de Justiça inscritos, e a participação de mais de 80 comarcas.
O objetivo é criar laços entre os participantes da classe e discutir temas importantes para o futuro da profissão. O debate da vez será sobre a inserção da inteligência artificial no Judiciário, que pode gerar mudanças negativas para os OJs. Para comentar tal acontecimento, o presidente da Abojeris Valdir Bueira falou sobre a importância da união e da troca de informações entre os profissionais.
— O Encontro é um marco histórico. Eu estou no Judiciário desde 1990, acompanho o trabalho da Abojeris desde essa época, e eu não lembro se já aconteceu algum evento dessa magnitude, nos registros da Abojeris nós não temos essa informação. Possivelmente é o primeiro encontro Estadual de oficiais de justiça e está acontecendo agora no próximo final de semana. Tem uma importância histórica, pois é um momento de reunir a categoria para um debate de extrema importância que é a revolução tecnológica no Judiciário.
Tema
Além de propiciar conexões entre os indivíduos da classe, a reunião tratará das mudanças iminentes no judiciário, que surgirão a partir da aplicação das novas tecnologias e da inteligência artificial.
— A tecnologia da inteligência artificial possivelmente vai causar muita mudança nas nossas atribuições, na forma de nós trabalharmos, de nos relacionarmos entre Oficiais de Justiça na categoria. A forma de nos relacionarmos com a sociedade, com o próprio poder judiciário, com administração, isso tudo com certeza vai ter profundas mudanças, que passam por um debate que nós estamos nos propondo a fazer. Por isso, tivemos o cuidado de convidar palestrantes de renome nacional, profundos conhecedores do tema para que a gente possa se instrumentalizar e qualificar a nossa intervenção para fazermos frente às mudanças profundas que virão.
Público-alvo
O presidente também comentou como o evento foi totalmente desenvolvido pensando nos Oficiais e Oficialas de Justiça do Rio Grande do Sul, e que eles compraram a ideia da Abojeris, excedendo o número de participantes pretendidos anteriormente.
— A expectativa é a melhor possível. Superou as nossas expectativas em termos de público, nós trabalhamos com muita ênfase, com muita dedicação para reunirmos 200 Oficiais de Justiça no evento e surpreendentemente já estamos com 250 inscritos. Lamentavelmente, tivemos que deixar de acatar mais inscrições de interessados por falta de espaço no hotel e auditórios. Ou seja, mais pessoas ainda querem participar e infelizmente nós não conseguimos por conta dessa adesão maciça que tivemos. Então a expectativa é a melhor possível, não só em termos de participação, mas em termos de qualidade. Nós apostamos muito na qualidade dos painelistas que estão vindo para o Encontro.
Por fim, Valdir comentou sobre o desejo de um Encontro gerador de conhecimento, mas também acolhedor e amigável a todos os participantes.
— A expectativa é muito positiva para receber os colegas das mais diversas regiões do estado, que estão vindo, que estão chegando e dizer que nós estamos os esperando muito ansiosos para juntos fazermos um bom debate. Teremos um evento muito acolhedor, de muita troca de experiência e muito aprendizado.