
Oficiais de Justiça federais promovem o 16º CONOJAF e 6º ENOJAP em São Paulo
Imagem: Fenassojaf
O 16º Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF) e o 6º Encontro Nacional dos Oficiais Aposentados (ENOJAP) serão realizados entre os dias 27 e 29 de agosto, no Hotel Pestana, localizado em São Paulo (SP). Com o tema “Oficial de Justiça: Agente de Inteligência e de Cidadania”, a edição deste ano reunirá profissionais de todo o país para debater os principais desafios da carreira e as inovações que vêm transformando o exercício da função. As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto.
A cerimônia de abertura está marcada para às 18h do dia 27/08 e contará com a participação de autoridades do CNJ, do TRT-2, além de representantes de entidades parceiras nacionais e internacionais. Logo após a abertura, o conselheiro Marcello Terto apresentará o painel “O Oficial de Justiça: Agente de Inteligência Processual e a Resolução nº 600 do CNJ”, destacando os principais pontos da normativa que redefine diretrizes para o cumprimento de mandados. Ainda no dia 27, será promovido um debate em conjunto pela Fenassojaf e a AMB com o tema “Reconhecimento do Risco da Atividade: novas perspectivas”, reforçando a necessidade de políticas voltadas à segurança para oficiais e magistrados.
Na manhã do segundo dia, o conselheiro Ulisses Rabaneda, também integrante do CNJ, dará sequência às atividades com o tema “O Judiciário na era da Inteligência Artificial”, abordando de que forma as tecnologias emergentes podem ser incorporadas às práticas cotidianas dos servidores da Justiça. Em seguida, a médica Luisa Carneiro Guerra Correia, do TRT da 2ª Região, conduzirá a palestra “Saúde Mental e os impactos psicossociais da atividade do Oficial de Justiça”, discutindo os efeitos da rotina profissional sobre o bem-estar emocional dos oficiais.
Outros assuntos programados para o dia 28/08 incluem “O Oficial de Justiça como agente pacificador”, “Planejamento estratégico nas centrais de mandados”, e o debate sobre “Aposentadoria pública ou privada”. Também fazem parte da pauta discussões sobre “Representatividade e categoria diferenciada dos Oficiais de Justiça”, “Segurança e Medidas de Prevenção”, e “Comunicação de acidente de trabalho e Oficiais de Justiça: pelo fim do silêncio eloquente”.
Encerrando a programação, no dia 29/08, o conselheiro do CNJ Guilherme Feliciano abordará o tema “Desjudicialização da execução: riscos para as garantias constitucionais e cidadania”. Em seguida, ocorrerá o painel legislativo com a presença de parlamentares, incluindo o deputado federal Coronel Meira (PL/PE), que preside a Frente Parlamentar dos Oficiais de Justiça. Confira a programação completa. Com informações de Fenassojaf.
A Abojeris reconhece o evento como uma valiosa oportunidade para debater questões atuais que impactam diretamente o cotidiano dos Oficiais e Oficialas de Justiça. Destacando que, encontros como este, são essenciais para a troca de experiências, o debate de pautas prioritárias, a construção de uma atuação mais estratégica, além de promover o fortalecimento da categoria em nível nacional.