Oficiala de Justiça publica livro sobre atuação das associações e risco da atividade
Imagem: Divulgação/Juruá Editora
A oficiala aposentada Matilde de Paula Soares, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), lançou recentemente o livro “Oficiais de Justiça: Associações, Contos e Crimes”. Com publicação pela Juruá Editora, a obra é dedicada aos Oficiais e às Oficialas de Justiça de todo o país, definidos pela autora como profissionais essenciais para movimentar a “máquina judiciária” do início ao fim das demandas, além de indispensáveis à Justiça e também ao Ministério Público, à Advocacia (pública e privada) e à Defensoria Pública.
O livro analisa a situação da profissão frente às inovações tecnológicas que incidem sobre o Direito e defende a importância do oficialato para a sociedade. Segundo Matilde, apesar dos avanços tecnológicos, nada nem ninguém é capaz de substituir os Oficiais de Justiça, os quais atuam como “ponte” segura e imprescindível entre o jurisdicionado e o Poder Judiciário.
A obra também apresenta artigos elaborados por presidentes de entidades ligadas aos Oficiais de Justiça, como a Fenassojaf, e crônicas vivenciadas por trabalhadores da categoria de diversas regiões do Brasil. A publicação aborda também o risco da atividade, com relatos de crimes praticados contra o oficialato durante o cumprimento de ordens judiciais, e exige do Estado a mesma proteção e segurança outorgada aos magistrados. O livro está disponível para compra no site da editora e pode ser adquirido nas versões impressa ou digital.
A Abojeris parabeniza a colega Matilde de Paula Soares pela publicação do livro, enfatizando a relevância que a obra tem para difundir na sociedade as atribuições e atividades desenvolvidas pelos Oficiais de Justiça do Brasil, além de chamar atenção para o risco inerente e permanente no exercício das atribuições.