Presidente da ABOJERIS fala sobre Inteligência Artificial para a Band Rádio
Valdir Bueira expôs a importância de se analisar as aplicações das IAs dentro do Judiciário brasileiro
Devido à grande importância de se discutir os avanços da inteligência artificial no Brasil, a Rádio Band convidou o presidente da Abojeris, Valdir Bueria, para abordar o tema no último sábado (27). A conversa ocorreu pela manhã e foi mediada pelo apresentador Gerson Anzullin, no programa Espaço Jurídico.
Na abertura, Anzullin questionou sobre a relevância de controlar o desenvolvimento dos algoritmos no Brasil. Valdir comentou sobre a preocupação com a segurança dos dados armazenados em programas de grandes companhias.
“Essa é uma temática nova para nós do judiciário, mas que nos gera uma preocupação em relação à segurança dos dados, pois há milhares de processos tramitando em sistemas de empresas privadas, as bigtechs”, afirmou Valdir.
Confira a entrevista completa no Spotfy da Band
Ao ser questionado sobre a segurança dos sistemas utilizados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS), Bueria explicou que a preocupação não reside nos ataques esporádicos, mas sim no uso contínuo de dados sensíveis.
“A preocupação maior, levando em conta que o judiciário é um setor sensível da sociedade, é com a utilização dos dados”.
Além disso, Valdir também abordou a montagem da lógica utilizada pelas inteligências artificiais, destacando que estas necessitam de dados humanos para a definição de um padrão algorítmico. Dessa forma, podem tender para lados específicos e ignorar a avaliação humana de cada caso.
“Nós defendemos o princípio de que as pessoas serão e deverão ser julgadas por pessoas, por juízes, e não corram o risco de serem julgadas por máquinas. Se esses algoritmos forem treinados com dados de apenas um segmento da sociedade, as decisões virão para aquele segmento da sociedade”.