Reajuste salarial dos servidores será de 6%, anuncia presidência da ALRS
Imagem: Rodrigo Rodrigues/Presidência da ALRS
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), deputado Adolfo Brito (PP), anunciou durante a solenidade de entrega do Prêmio Servidor do Legislativo, na tarde de ontem (28), o envio, a partir de novembro, de um projeto de lei (PL) de reposição salarial dos servidores do Legislativo. Segundo Brito, o índice do reajuste irá girar em torno de 6%.
Em sessão ordinária do Órgão Especial do TJRS, também na tarde de ontem, a Abojeris confirmou a informação com integrantes da administração. A notícia será oficializada nos próximos dias, assim que o índice for definido. Na ocasião, contudo, não houve anúncio ou apresentação de projeto de reajuste da matriz salarial dos servidores do Judiciário pela administração.
As próximas sessões do Órgão Especial em novembro acontecerão nos dias 8, de forma virtual, e 25, de forma presencial. O presidente do TJRS, entretanto, informou que não está descartada a realização de uma sessão de julgamento extraordinária em novembro. Tais informações são importantes devido à necessidade de o projeto de reajuste dos trabalhadores do Judiciário ser apreciado pelo Órgão Especial do TJRS antes de ser encaminhado à ALRS.
O anúncio feito pela presidência da ALRS confirma as especulações existentes acerca das negociações entre os poderes com vistas à concessão de reajuste salarial às categorias. Para a Abojeris, é imprescindível que a definição do índice aconteça o mais breve possível, tendo em vista o cumprimento do tempo regimental de tramitação na assembleia antes de os projetos serem votados. A expectativa dos trabalhadores é pela aprovação das matérias até o final deste ano.