Reintegração de posse no bairro Guajuviras de Canoas
Foi desocupada na manhã desta terça-feira, 14/02, duas invasões de terreno no bairro Guajuviras, em Canoas. Os espaços, localizados no Macroquarteirão 2 (MQ2) foram ocupados no início do ano. A área, que pertence à Prefeitura de Canoas, será usada para a construção de uma Unidade Básica de Saúde.
De acordo com a Oficial de Justiça Aline Motter, titular da Ordem Judicial, a reintegração ocorreu de maneira pacífica, com pequenos tumultos. Confira a entrevista:
Quantas pessoas foram retiradas do local?
Cerca de 100 famílias estavam acampadas. Elas haviam construído casinhas com retalhos de madeira.
Houve tumulto?
Diria que um pequeno tumulto. Algumas pessoas arremessando pedras, e dois indivíduos acabaram detidos.
Quem participou da operação?
Junto comigo, participaram mais cinco OJs de Canoas, a Tais Tassinari, a Larissa Lovatto, o Jaime Nascimento, o Cristofer Domingues e o Flávio Martins. Contamos, também, com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal, dos Bombeiros, da equipe da Prefeitura, da Corsan, que disponibilizou fonte de água, do Departamento de Bem Estar Animal, e da Assistência Social.
Alguém ficou ferido?
Não tivemos feridos, algumas pessoas jogaram pedras na Polícia, que acabou entrando com a cavalaria para conter o tumulto.
Para onde foram estas pessoas?
As pessoas foram orientadas a procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, que montou um posto de atendimento no local, para fazer um cadastro e entrar na fila por moradia comunitária. As pessoas puderam desmontar as casas e retirar os pertences. Algumas famílias fizeram o desmonte, e as patrolas da prefeitura realizaram a derrubada do restante.
Houve contato prévio?
Sim. Eu como titular do mandado, e com apoio de uma equipe da Brigada, fiz o aviso com 24h de antecedência do cumprimento da Ordem, para que eles tomassem alguma providência, ou que eles pudessem sair de maneira mais pacífica possível.