Índice da revisão da matriz salarial será de 5,35%, define TJRS

Imagem: Lucas Tillwitz/Abojeris

Em sessão na tarde de ontem (18), o Órgão Especial do TJRS definiu que o índice da revisão da matriz salarial será de 5,35%. O percentual foi aprovado por unanimidade e entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2025. A medida deverá ser encaminhada à ALRS nos próximos dias e abrange ativos e aposentados.

Na oportunidade, o presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, informou que a iniciativa foi construída a partir de negociações entre o tribunal e ALRS, DPE, MPRS e TCE, os quais também deverão enviar seus projetos com o mesmo índice e data de incidência.

Para viabilizar a tramitação e o recebimento desses valores nas datas programadas, as matérias precisam ser enviadas imediatamente ao parlamento. Assim, é essencial que a categoria esteja organizada e mobilizada para trabalhar junto aos deputados a fim de garantir a aprovação do reajuste até o final do ano, antes do recesso parlamentar.

Para a direção da Abojeris, o reajuste vai ao encontro das demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras do Judiciário, assim como dos aposentados, os quais foram prejudicados pelos descontos previdenciários impostos pela reforma da previdência estadual de 2019.

O ponto negativo é que este ano infelizmente não haverá revisão geral anual por parte do governador Eduardo Leite (PSDB/RS), além de o reajuste entrar em vigor somente em fevereiro de 2025 e não imediatamente, conforme os servidores pretendiam. A Abojeris seguirá trabalhando para a efetivação tanto do reajuste quanto da revisão geral.

Compartilhe: