Abojeris manifesta seu apoio aos servidores municipais de Estância Velha
Imagem: Divulgação
No dia 22 de dezembro de 2025, durante o período de férias do funcionalismo, o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco (PSD), encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de Reforma da Previdência, propondo a aplicação da Emenda Constitucional nº 103/2019, no município. A medida altera profundamente as regras previdenciárias dos servidores, e foi apresentada sem o devido debate público e em um momento de menor capacidade de mobilização da categoria.
Essa proposta representa mais tempo de trabalho, redução dos benefícios previdenciários e a reintrodução da contribuição de aposentados e pensionistas, configurando um confisco e retirada de direitos historicamente conquistados pelos trabalhadores. Diante desse cenário, o SIMEV iniciou uma mobilização permanente para barrar o projeto. Confira aqui mais informações sobre o projeto e a iniciativa do SIMEV.
Para a Abojeris, essa proposta tem como único objetivo desmantelar o serviço público, ao extinguir direitos como adicional de tempo de serviço, licença-prêmio, triênios e quinquênios, além de aumentar o desconto previdenciário dos aposentados e pensionistas, que antes incidia apenas sobre o valor que ultrapassava o teto do INSS e passa a incidir sobre o que excede a dois salários mínimos.
A direção da Abojeris manifesta seu total apoio aos colegas de Estância Velha e afirma que encaminhará a moção ao Gabinete do Prefeito, à Câmara de Vereadores e ao SIMEV, como forma concreta de solidariedade e fortalecimento da luta em defesa dos direitos dos servidores públicos municipais.




