Direção da Abojeris acompanha posse da nova Administração do TJRS e da Ajuris
Imagem: Rayssa Richesky/Abojeris
Na tarde da última terça-feira (3), a direção da Abojeris esteve no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz para acompanhar a solenidade de posse da nova Administração do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) para o biênio 2026/2027. O ato que oficializou a transição de comando da Corte gaúcha, transmitida pelo Desembargador Alberto Delgado Neto ao Desembargador Eduardo Uhlein, eleito no final do ano passado, contou com a presença de representantes de Poderes e Instituições.
Em seu discurso de posse, o Desembargador Eduardo Uhlein reafirmou o compromisso com um Judiciário cada vez mais conectado à sociedade. O magistrado ressaltou que sua gestão terá a união como método, reafirmando que será o Presidente de todos, sem favoritismos, sem distinções e pautado pela transparência. A governança do biênio será sustentada por quatro pilares: transparência e participação, valorização e pertencimento, tecnologia com responsabilidade e gestão estratégica e inteligência de dados.
Após a cerimônia, durante a coletiva de imprensa, o presidente eleito do TJRS anunciou a criação de uma comissão permanente de valorização das carreiras dos trabalhadores do judiciário, com a participação das entidades representativas de classe. Na visão da nova Administração, a busca de valorização profissional deve ser permanente e contínua como forma de assegurar a prestação de serviços de qualidade à sociedade.
A Abojeris deseja pleno êxito à nova gestão do TJRS e destaca que o discurso de posse do presidente eleito, Desembargador Eduardo Uhlein, foi marcado pela humildade, pelo reconhecimento dos avanços da gestão anterior, além de ser firme e objetivo, defendendo a independência do judiciário e o fortalecimento da democracia. Os Oficiais e as Oficialas de Justiça desejam que esta nova fase seja marcada por avanços, conquistas e pela construção coletiva de um Judiciário que atenda às necessidades da sociedade e dos trabalhadores.
A diretoria da Abojeris também acompanhou a posse da nova direção da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), sob a liderança do presidente Daniel Neves Pereira. Em seu discurso, ele enfatizou a necessidade da defesa da independência do judiciário e do fortalecimento da democracia, além de ressaltar a determinação da gestão em trabalhar contra a aprovação da Reforma Administrativa (PEC 38/2025), que tramita no Congresso Nacional, por representar o desmonte do judiciário e do serviço público prestado à população.
A Abojeris deseja muito sucesso à nova gestão da Ajuris e reafirma seu compromisso com a parceria na luta contra a Reforma Administrativa, que, se aprovada, representará o fim do serviço público e de seus servidores.






