ABOJERIS APOIA GREVE SANITÁRIA DOS SERVIDORES DO TJ/PA
A diretoria da Abojeris declara total apoio à greve sanitária dos servidores do Tribunal de Justiça do Pará, a ser iniciada na próxima segunda-feira, dia 13 de julho, data que o TJ/PA estipulou para a retomada do atendimento ao público externo.
Na tarde de ontem, em assembleia virtual organizada pelo SINDJU, que contou com um grande número de servidores, concluiu-se que o retorno presencial não deve ocorrer, em virtude da falta de EPIs, que em alguns fóruns foram providenciados pelos próprios servidores, e porque em algumas comarcas a realidade da saúde local não foi considerada. Relatam que psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, servidores de equipes multidisciplinares e que atendem diretamente o público, na sua maioria, não receberam equipamentos de proteção individual e nem houve adaptação no ambiente de trabalho para uma nova forma de atendimento seguro.
Assim, em defesa de suas vidas, e por entenderem que o TJ/PA não implementou as medidas determinadas na Resolução n. 322/202 do CNJ, e nem as suas próprias, que apesar de divulgadas nas mídias, não foram efetivadas, a greve sanitária será deflagrada no dia 13 de julho. Será mantido o atendimento presencial a advogados, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública, mas não avançará para a fase seguinte, que previa a retomada de atendimento ao público externo, até que a administração do TJ/PA providencie a necessária proteção aos servidores.