
Abojeris convida categoria para ato público de desagravo e combate ao racismo em Lajeado
Imagem: Sindjus RS
Em 2024, o Oficial de Justiça Diego Mesquita da Silva foi vítima de racismo na Comarca de Lajeado. O caso ocorreu envolvendo um advogado no cumprimento de um mandado judicial, negando a autoridade do servidor e deslegitimando Diego por ele ser um homem negro. Em resposta ao ocorrido, será realizado um ato Justiça para Diego, com o apoio da Abojeris, marcado para a próxima terça-feira (21), às 12h, em frente ao Foro de Lajeado, localizado na Rua Paulo Frederico Schumacher, nº 77.
Assim que o fato veio à tona, a entidade esteve presente na cidade para conversar e prestar seu apoio ao servidor, acompanhada de sua assessoria jurídica, o escritório COP Advogados Associados, que segue à disposição do servidor. Agora, a associação pede para que os servidores das comarcas próximas a Lajeado se mobilizem em solidariedade ao colega. A presença do maior número possível de Oficiais e Oficialas de Justiça será fundamental para demonstrar união e força diante dessa grave violação de direitos
Para a Abojeris, este é um caso que não pode passar impune, é fundamental que o judiciário tome as medidas cabíveis diante do crime cometido contra um servidor público no exercício de suas funções. A associação reitera seu total apoio ao colega e reforça que atitudes racistas devem ser firmemente combatidas em todos os espaços, especialmente no serviço público, onde o respeito aos direitos humanos devem ser inegociáveis. A luta contra o racismo é coletiva, e a solidariedade entre a categoria é essencial para garantir justiça e segurança para todos os servidores. Quando um trabalhador do judiciário é atacado e discriminado o Poder Judiciário também é atingido e precisa reagir com firmeza dentro das regras legais. Participem!