Abojeris e entidades articulam ações contra a extinção de cargos e a favor da revisão justa do PCCS
Imagem: Reprodução/Instagram
A Abojeris e demais entidades representativas dos trabalhadores do judiciário gaúcho reuniram-se nesta terça-feira (7) para articular ações por uma revisão justa do PCCS. Além da Abojeris, também participaram do encontro a Associação dos Oficiais Ajudantes (Afojud/RS), a Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), a Associação dos Técnicos do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul (Atecjud/RS) e o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjus/RS).
Após avaliar a atual conjuntura, marcada pela insatisfação das categorias com a proposta apresentada pela administração em dezembro de 2024, o grupo definiu um calendário de atividades a serem realizadas em conjunto, como atos públicos, campanhas publicitárias e manifestações na imprensa estadual. As estratégias consideram tanto o prazo para que as entidades reiterem suas propostas à Comissão de Revisão do PCCS, até a próxima sexta-feira (10), quanto as reuniões entre as entidades e a administração, previstas para 27 de janeiro e 3 de fevereiro.
A articulação tem como objetivo reafirmar ao TJRS a importância da manutenção das diretrizes apresentadas em outubro de 2024 e a contrariedade à extinção de centenas de cargos concursados e à criação de mais de 600 cargos comissionados (CCs), ou seja, pagos com dinheiro público mas sem a fiscalização da sociedade. A Abojeris seguirá defendendo os Oficiais e as Oficialas de Justiça, assim como o próprio funcionalismo público, com vistas a garantir serviços de qualidade à população gaúcha.